Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Túnel do Rossio reabre a 16 de Fevereiro

O túnel do Rossio vai reabrir no dia 16 de Fevereiro de 2008, anunciou hoje o ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino, durante uma visita às obras.

16 de Outubro de 2007 às 13:24
  • ...

O túnel do Rossio vai reabrir no dia 16 de Fevereiro de 2008, anunciou hoje o ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino, durante uma visita às obras.

O responsável relembrou o processo complicado em torno desta empreitada, que a Refer retirou à Teixeira Duarte em Agosto de 2006, depois da empresa ter pedido uma prorrogação de cerca de cinco anos do prazo de conclusão da obra.

A empreitada foi depois dividida em duas fases, tendo sido a primeira entregue a um consórcio liderado pela Tecnasol no valor de onze milhões de euros e a segunda fase adjudicada em Janeiro deste ano a uma agrupamento composto pela Mota-Engil, pela Zagope e Ferrovias, no valor de 17,8 milhões de euros.

Face ao preço inicial da empreitada da Teixeira Duarte (31,7 milhões de euros) a obra derrapou para 39 milhões de euros. Tanto Mário Lino como Luís Pardal, presidente da Refer, prometeram que esta caso irá a tribunal com o objectivo de pedir um valor que deve rondar os sete milhões de euros à construtora de Pedro Teixeira Duarte.

Quanto a uma possível indemnização ao metro, que ficou responsável por um serviço que era da CP naquela zona, entre a estação de Campolide e o Rossio, Luís Pardal afirmou que ainda nada está decidido mas que o processo será dirimido entre as três sociedades (Metro, CP, Refer) e facilitado porque são empresas públicas.

O túnel do Rossio foi encerrado em 2004 por razões de segurança, sendo que por si só servia cerca de 60 mil passageiros, dos 200 mil que transporta a linha de Sintra.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio