Notícia
Três desastres marcam semana negra na aviação
Um avião Air Algérie ao serviço da Swiftair despenhou-se no Mali. Não deverá haver sobreviventes. O aparelho tinha 110 pessoas a bordo das quais 51 francesas. Este é o terceiro desastre aéreo no espaço de uma semana.
Numa semana, três acidentes aéreos. Depois do Boeing 777 da Malaysia Airlines e do ATR72-500 da TransAsia, esta quinta-feira despenhou-se um avião da linha aérea africana Air Algérie.
O aparelho que estava ao serviço da espanhola Swiftair desapareceu dos radares durante a madrugada de quinta-feira, 50 minutos depois de ter levantado voo de Burkina Faso, com destino à capital da Argélia. Segundo fonte oficial da companhia argelina, estavam a bordo 110 passageiros, 51 dos quais franceses, e seis tripulantes. Segundo o canal de televisão francês TF1, o avião despenhado foi localizado a cerca de 70 quilómetros de Gao, uma cidade no Nordeste do Mali.
Este é mais um desastre de avião que se soma a outros dois que ocorreram nesta última semana: a tragédia com o voo MH17, da Malaysia Airlines, que sobrevoava a Ucrânia, e que resultou na morte de 298 pessoas. Neste caso, as suspeitas recaem sobre os rebeldes ucranianos que terão abatido, por engano, o aparelho. Já o avião da TransAsia Airways despenhou-se na quarta-feira durante uma aterragem de emergência em Taiwan, causando a morte de dezenas de pessoas.
Menos grave foi o incidente da Lufthansa. Um avião que partiu na noite de quarta de Frankfurt para o Porto teve de voltar para trás e fazer uma aterragem de emergência. Segundo o relato de um passageiro ao Jornal de Notícias, não houve feridos.