Notícia
Telepizza pretende suprimir 145 postos de trabalho e encerrar restaurantes
A empresa tem em curso um plano de ajustamento financeiro depois de ter sofrido prejuízos em 2012 e 2011. Do plano faz parte o encerramento de cinco restaurantes e a eliminação de 145 postos de trabalho, menos 105 do que inicialmente planeado.
A cadeia de restauração espanhola prevê a redução de 145 trabalhadores, um ajuste que faz parte de um plano que pretende garantir a viabilidade futura da empresa. A actual conjuntura económica provocou “prejuízos financeiros consideráveis” nos dois últimos anos, afirmam fontes sindicais, de acordo com o “El Economista”.
O número de despedimentos é inferior ao inicialmente previsto pela Telepizza, que apontava para a rescisão de 250 trabalhadores. Do plano de viabilização financeira consta ainda o encerramento de cinco restaurantes em Espanha.
Contudo, as fontes sindicais, citadas pelo diário espanhol, afirmam que a cadeia de “fast-food”, que tem mais de 620 restaurantes em Espanha, vai oferecer aos trabalhadores afectados a possibilidade de rescisão voluntária ou a relocação para outros restaurantes.
Para contornar a situação financeira da empresa, a direcção da Telepizza e os representantes dos trabalhadores acordaram esta semana um plano com o objectivo de ajustar os custos salariais. O plano contempla a redução de 10% no valor da distribuição, comparativamente com os 15% inicialmente planeados, assim como a manutenção do incentivo aos gerentes de loja e aos trabalhadores que façam entregas ao domicílio.
Sindicato e direcção acordaram ainda a atribuição de 100% do salário bruto mensal em tempo de baixa apenas aos trabalhadores que sofram uma intervenção cirúrgica ou de doenças graves ou acidentes de trabalho.