Notícia
Telenor avança com processo de investigação em tribunal contra ONI (act)
A Telenor interpôs hoje em tribunal um processo de investigação contra a ONI, com o objectivo de apurar se houve accionistas favorecidos no acordo de encerramento da ONI Way, disse ao Negocios.pt fonte da empresa norueguesa.
«Queremos saber que tipo de acordos é que foram estabelecidos entre a ONI e os operadores (TMN, Optimus e Vodafone Telecel)», adiantou a mesma fonte, acrescentando que «este pedido de inquérito é colocado à ONI e ONI Way».
Contactada pelo Negocios.pt fonte oficial da ONI escusou-se a fazer comentários sobre a matéria, tendo no entanto reiterado que a «ONI cumpriu todos os preceitos legais, pelo que está tranquila».
Em causa está o facto da Telenor, accionista maioritária da ONI Way, com 20%, afirmar que não teve acesso ao acordo de encerramento do quarto operador de telecomunicações móveis.
A operadora norueguesa adiantou que «se forem provadas as suspeitas de que houve uma especial preferência por algum dos accionistas», em detrimento da Telenor e da Iberdrola, recorrerá às instâncias competentes.
A Telenor aguarda agora a decisão do tribunal sobre o pedido de investigação aos acordos estabelecidos entre a ONI e os três operadores de telecomunicações móveis nacionais.
A ONI Way é detida pela ONI a 68%, tendo a Telenor 20% e a Iberdrola 8%, estando os restantes 4% nas mãos da Media Capital e da Eface.
A ONI é controlada pela Electricidade de Portugal (EDP).
As acções da EDP seguiam a desvalorizar 3,05%, nos 1,59 euros.
Por Alexandra Luís e Bárbara Leite