Notícia
Teixeira Duarte regista queda de 91,4% nos lucros do primeiro trimestre
Desvalorização do euro face às divisas com que a construtora opera nalguns mercados foi um dos factores que levou à queda do resultado líquido.
26 de Maio de 2011 às 20:33

Segundo a construtora, os resultados dos primeiros três meses foram penalizados pela desvalorização face ao euro das divisas com que o grupo opera em certos mercados.
No que diz respeito ao volume de negócios do período em análise, este ascendeu a 309 milhões de euros, contra 297 milhões um ano antes, o que correspondeu a um aumento de 4,1%.
No computo geral, Portugal desceu 2,5%, enquanto o mercado externo aumentou 9%, passando a representar 60% do total do volume de negócios do grupo Teixeira Duarte.
Quanto ao EBITDA do primeiro trimestre, foi de 50,7 milhões de euros, contra 36,508 milhões entre Janeiro e Março de 2010.
Em comunicado, o grupo informa que a Teixeira Duarte, S.A. (TD,SA) passou a ser a sociedade cotada de topo do grupo Teixeira Duarte no segundo semestre do ano passado, sendo que em 31 de Março de 2010 a entidade líder do grupo era a Teixeira Duarte – Engenharia e Construções, S.A. (TD-EC).
“Desta forma, as contas da TD,SA que se pudessem apurar reportadas a 31 de Março não incluiriam indicadores que permitissem uma comparação integral de todo o grupo Teixeira Duarte, pelo que as demonstrações consolidadas dos resultados, dos rendimentos integrais, das alterações no capital próprio e dos fluxos de caixa, não incluem comparativos”, explica o comunicado.
Contudo, “decidiu-se apresentar, apenas no texto do Relatório de Gestão, indicadores das demonstrações financeiras consolidadas da TD-EC em 31 de Março de 2010, unicamente para efeitos de comparação com as demonstrações financeiras consolidadas da TD,SA em 31 de Março de 2011, permitindo, assim, aferir a evolução e desempenho do grupo Teixeira Duarte”, sublinha ainda o documento.