Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Suécia distribui licenças “wireless” a 44 empresas

O regulador sueco anunciou hoje a conclusão do leilão de licenças de banda larga sem fios na frequência dos 3,6 a 3,8 gigahertz, habilitadas para o serviço de WiMAX. No  total, 44 empresas conquistaram 402 licenças, tendo pago um total de 476 mil euros –

21 de Novembro de 2007 às 15:07
  • ...

O regulador sueco anunciou hoje a conclusão do leilão de licenças de banda larga sem fios na frequência dos 3,6 a 3,8 gigahertz, habilitadas para o serviço de WiMAX. No  total, 44 empresas conquistaram 402 licenças, tendo pago um total de 476 mil euros – 4,4 milhões de coroas suecas – pelas mesmas.

Em jogo estavam quatro licenças de 15 anos, tecnologicamente neutrais, para cada município sueco, mais duas licenças de FDD (Frequency Division Duplex) de 2x20 megahertz cada e duas licenças de TDD (Time Division Duplexing) de 40 Megaherzt cada. No total existiam mais de mil concessões a concurso.

As licenças entregues pelo regulador sueco não acarretam qualquer exigência temporal em termos de desenvolvimento da oferta, mas as normas do concurso impediam que uma operadora entrasse na corrida por mais do que uma licença em cada município sueco. Ao todo foram aprovadas 50 candidaturas, incluindo as ofertas da TeliaSonera – incumbente sueco – e da Bredbandsbolaget, o segundo maior operador de cabo da Suécia.

Além dos dois "gigantes", também entraram na corrida uma série de operadores alternativos, regionais, empresas da área da energia e de tecnologias de informação.

O leilão começou a 12 de Novembro e terminou uma semana mais tarde, com a Bredbandsbolaget a conseguir licenças em todos os 290 municípios suecos por 270 mil euros – 2,5 milhões de coroas suecas –, a IT Norrbotten com autorizações para 13 municípios por 3,9 mil euros – 36 mil coroas – e a Telia Sonae Mobile Networks com licenças para 12 municípios, por 62,3 mil euros – 581 mil coroas.

Além destas, também a Celestine Hill, com 11 licenças, a Gothenburg Energy, Rádio Rex e a IT4U Sweden, todas com oito licenças, e mais 37 empresas com até quatro licenças, foram os eleitos pelo regulador.

De fora ficaram cerca de 758 licenças, que o regulador irá agora estudar para definir qual o seu melhor destino.

Em Portugal, recorde-se, a Anacom está a prever colocar em leilão no próximo ano um total de 36 licenças regionais de acesso à banda larga "wireless".

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio