Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Subsidiárias da AT&T e Microsoft negoceiam fusão no Japão

As maiores duas empresas de TV Cabo no Japão, a Jupiter Telecommunications, detida em 40% pela AT&T e a Titus Communications, da qual a Microsoft detém 60%, encontram-se em negociações para uma...

14 de Abril de 2000 às 18:04
  • ...
As maiores duas empresas de TV Cabo no Japão, a Jupiter Telecommunications, detida em 40% pela AT&T e a Titus Communications, da qual a Microsoft detém 60%, encontram-se em negociações para uma fusão, segundo um anúncio da empresa que detém os restantes 60% da Jupiter, a Sumitomo. Esta é a forma da AT&T e a Microsoft acelararem os seus projectos para a conquista do mercado do acesso à Internet por cabo, neste caso, no Japão.

Desde a compra da Titus pela Microsoft que esta possível fusão é esperada pelos analistas, esperando-se a criação de um operador de cabos que reuna mais de 660 mil subscritores. Assim, a AT&T e a Microsoft veêm solidificada a sua presença no mercado, ainda em desenvolvimento, de acesso à Internet de alta velocidade.

Da nova empresa espera-se que a Sumitomo e a Liberty Media, uma subsidiária da AT&T, detenham a maior parte, com a nova empresa a ser capitalizada em 708,1 milhões de dólares (740,1 milhões de euros ou 148,4 milhões de contos), seguindo-se a Microsoft com a tercera maior parte, e a Itochu e a Toshiba, empresas que detém 20% da Titus, cada uma, a ficarem com o remanescente.

A fusão terá como vantagens o corte nos custos fixos dos investimentos realizados no «upgrading» dos sistemas, permitindo um avanço tecnológico no fornecimento rápido de serviços ligados à Internet e contará com 28 estações de TV Cabo nacionais.

A Internet por cabo, permite aos utilizadores navegarem pela Internet utilizando as linhas de televisão por cabo, a uma velocidade 25 vezes superior ao «modem» mais rápido do mercado. A aderência a este tipo de ligação ganha assim cada vez mais populariddae entre os 17 milhões de utilizadores de Internet no Japão. Os analistas consideram que a fusão pode ser preocupante para a Nippon Telegraph e Telephone, empresas dominantes no mercado japonês das telecomunicações.

Às 16h50, a AT&T descia 3,94% e a Microsoft desvalorizava 4,34%. Por seu turno, a Sumotomo, a Toshiba fecharam a sessão a valorizavar, respectivamente, 8,18% e 0,91%, enquanto que a Itochu fechou a perder 2,03%.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio