Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Sondagem: Leitores consideram termos da OPT entre PTM e PTM.com negativos

Segundo uma sondagem efectuada pelo Canal de Negócios, a maioria dos leitores considera negativos os termos de troca da oferta pública de troca (OPT) entre a PT Multimedia (PTM) e a PTM.com.

11 de Março de 2001 às 15:09
  • ...
Segundo uma sondagem efectuada pelo Canal de Negócios, a maioria dos leitores considera negativos os termos de troca da oferta pública de troca (OPT) entre a PT Multimedia (PTM) e a PTM.com.

Nesta sondagem participaram 850 leitores, dos quais 71,1% entendem ser negativa a troca de acções entre a PTM e a PTM.com, enquanto 28,9% considera os termos da troca positivos.

A PTM vai reunir em assembleia geral (AG) no dia 29 de Março para aprovar a emissão de acções para a exclusão da PTM.com de Bolsa. Para receber uma acção da PTM, os accionistas da PTM.com terão de entregar 2,7589 acções da PTM.com.

A administração da PTM propôs a emissão de 39 milhões de acções, com o objectivo de serem trocadas pelos 108 milhões de títulos da PTM.com que estão dispersos pelo mercado. A par desta operação, a administração propôs também a realização de um aumento de capital em espécie e dinheiro, que permitirá à empresa um encaixe de 508 milhões de euros (101,84 milhões de contos) para financiar a aquisição da Lusomundo.

«A alteração proposta surge na sequência da convocação da assembleia geral da PTM para deliberação de um aumento de capital, no qual parte será a realizar por entradas em dinheiro, a subscrever pelos accionistas da PTM na proporção de uma nova acção por cada uma detida ao preço de 6 euros (1.202 escudos) cada», referiu a PTM em comunicado no dia 18 de Janeiro.

Tendo em conta a cotação da PTM no dia anterior ao anúncio da OPT sobre a PTM.com, e com o aumento de capital, a cotação da PTM ajustaria para 16,265 euros (3.307 escudos), pelo que a nova relação de troca proposta reflecte o mesmo prémio na OPT.

O valor de 16,265 euros (3.307 escudos) resulta da adição de seis euros à cotação da PTM no dia anterior ao anúncio da oferta (26,53 euros), adicionado de seis euros e posteriormente dividido por dois, dado que o número de acções da PTM, após o aumento de capital, vai duplicar.

Cada accionista que subscreva o aumento capital será detentor de duas acções PTM, por cada uma que detém agora, com um valor conjunto da cotação em Bolsa acrescido dos 6 euros que paga pela segunda acção.

«A alteração proposta na contrapartida para 1 acção da PTM por 2,7589 acções da PTM.com, tornar-se-á efectiva caso seja aprovado o projectado aumento de capital social, e visa continuar a assegurar aos accionistas da PTM.com um valor, para efeitos de troca, de 5,90 euros (16,2650/2,7589) por cada acção da PTM.com ou seja um prémio de 19,10%», explica a PT em comunicado.

Na anterior proposta, os accionistas da PTM.com recebiam uma acção da PTM por cada lote de 4,5 títulos detidos, o que incorpora um prémio de 19,1% e que continua a ser assegurado com a nova relação de troca.

A PTM fechou a semana a ganhar 3,72% para os 20,10 euros (4.030 escudos).

Esta sondagem é meramente indicativa e não segue os pressupostos científicos de representatividade de amostra para um determinado universo.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio