Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Sonaecom vai proteger os trabalhadores da PT melhor que outro possível comprador

A Sonaecom vai proteger os trabalhadores da Portugal Telecom melhor do que qualquer potencial empresa concorrente que pudesse apresentar uma oferta de aquisição à maior operadora de telecomunicações nacional, afirmou Belmiro de Azevedo à Bloomberg.

30 de Março de 2006 às 16:48
  • ...

A Sonaecom vai proteger os trabalhadores da Portugal Telecom melhor do que qualquer potencial empresa concorrente que pudesse apresentar uma oferta de aquisição à maior operadora de telecomunicações nacional, afirmou Belmiro de Azevedo à Bloomberg.

O responsável afirmou que devido à experiência que a Sonaecom tem como concorrente da PT, quer no serviço de telecomunicações quer no serviço Internet, ajuda a que seja mais fácil realocar os trabalhadores em vez de os despedir.

«Deveremos ser de longe os que apresentam as melhores soluções para o excesso de pessoal» disse Belmiro de Azevedo, acrescentando que outros possíveis interessados na PT «terão de cortar mesmo postos de trabalho».

«É muito difícil apresentarem uma oferta concorrente melhor que a nossa»

O presidente da Sonae SGPS afirmou não estar preocupado com uma oferta concorrente, alegando que a Sonaecom conhece o negócio de telecomunicações português melhor do que investidores estrangeiros.

«É muito difícil apresentarem uma oferta concorrente melhor que a nossa», adiantando que «se houver uma oferta, então vemos o que vamos fazer».

A 20 de Março, a Comissão de Trabalhadores da PT defendeu, «em nome de uma sã concorrência e da protecção do interesse nacional», que a Autoridade da Concorrência (AdC) devia dar um parecer negativo à OPA lançada pela Sonaecom sobre a PT.

Num comunicado de imprensa, a Comissão de Trabalhadores da PT manifestou as suas «preocupações legítimas» relativamente à operação, entre as quais se destacam «o elevado endividamento da Sonaecom para a concretização da OPA, fusão da TMN e Optimus e consequente criação de um duopólio entre a Optimus/TMN versus Vodafone, programa de corte de custos, dispensa de trabalhadores, redução dos direitos dos trabalhadores do Grupo PT», entre outras.

O presidente da Comissão de Trabalhadores afirmou hoje à Bloomberg que a reacção dos trabalhadores a qualquer oferta de aquisição à PT vai depender da estratégia apresentada. «Qualquer proposta para comprar a PT com o objectivo de separar, vamos estar contra», acrescentando que os trabalhadores vão considerar o apoio a «qualquer pessoa que queira comprar a PT para a ajudar a desenvolver e melhorar os seus serviços».

Belmiro de Azevedo recusou dizer se a Sonaecom vai reduzir a sua oferta de compra devido à proposta de aumento de dividendo de 47,5 cêntimos apresentada pela Administração da PT para este ano, mas admitiu que este factor diminui o valor da empresa.

«Um cêntimo de dividendo que se pague é um cêntimo a menos no valor da empresa», afirmou.

A Sonaecom lançou uma OPA sobre a PT a 6 de Fevereiro, oferecendo como contrapartida aos accionistas da operadora 9,5 euros por acção mais o dividendo de 38,5 cêntimos, relativo a 2005. Lançou, igualmente, uma oferta sobre a PT Multimédia a 9,03 euros por acção, mais o dividendo de 27 cêntimos.

As acções da Sonaecom [snc] encerraram a cair 0,25% para 4,07 euros e a PT [ptc] desceu 0,49% para os 10,07 euros.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio