Notícia
Sonaecom deve vender sistemas de informação e focar-se nas telecomunicações
O BPI considera que a Sonaecom deveria procurar um comprador para a divisão de sistemas de informação, no dia em que a empresa anunciou uma aquisição no valor de 17 milhões de euros. Para o banco de investimento, a empresa liderada por Ângelo Paupério dev
O BPI considera que a Sonaecom deveria procurar um comprador para a divisão de sistemas de informação, no dia em que a empresa anunciou uma aquisição no valor de 17 milhões de euros. Para o banco de investimento, a empresa liderada por Ângelo Paupério deveria concentrar-se no seu "core business", o negócio das telecomunicações.
A Sonaecom anunciou hoje que a WeDo Consulting chegou a acordo para comprar Cape Technologies Limited, uma tecnológica irlandesa, um negócio "positivo do ponto de vista estratégico para a WeDo", afirma Ricardo Pimentel Seara, analista do BPI, no Iberian Daily.
Com esta aquisição, a Sonaecom terá de desembolsar 17 milhões de euros, valor que não merece, por enquanto, comentários por parte do BPI, já que "ainda não temos muitos detalhes sobre a empresa adquirida". O banco salienta, no entanto, que "levará a um aumento de 7% da dívida da empresa".
"Vemos a divisão de sistemas de informação como não estratégica para uma empresa de telecomunicações, como a Sonaecom", afirma o BPI, acrescentando que "na nossa opinião, a Sonaecom deveria centrar atenções no negócio das telecomunicações, fixas e móveis, utilizando os recursos para expandir-se e ganhar escala no segmento, que organicamente, ou por via de aquisições".
Neste sentido, e "percebendo que esta compra deverá ser entendida como complementar, para enriquecer o porfolio da divisão de sistemas de informação", o banco afirma que numa fase posterior, "seria mais fácil encontrar um comprador interessado na compra da WeDo, ou mesmo de toda a unidade".
O BPI manteve inalterada a recomendação de "comprar" e o preço-alvo de 5,00 euros para a Sonaecom [snc]. Os títulos da empresa seguem em alta de 0,9% a cotar nos 3,37 euros, 32% abaixo do "target".