Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Sonae vende 2,31% do BPI com mais valias de 7 milhões (act3)

A Sonae vendeu 2,31% da sua participação que detinha no Banco BPI ao Fundo de Pensões do Banco BPI, tendo realizado mais-valias de sete milhões. A empresa liderada por Belmiro reduziu para 2% no BPI e o SCH mantém os 8,3%.

15 de Abril de 2003 às 21:00
  • ...
(actualiza com compra pelo fundo de pensões do BPI)

A Sonae vendeu 2,31% da sua participação que detinha no Banco BPI ao Fundo de Pensões do Banco BPI, tendo realizado mais-valias de sete milhões. A empresa liderada por Belmiro reduziu para 2% no BPI e o SCH mantém os 8,3%.

«A Sonae SGPS, através da participada Sonae Investements alienou hoje 17.572.558 acções do Banco BPI representativas de 2,31% do capital do banco», anunciou a empresa em comunicado.

Esta transacção representou um encaixe de 40 milhões de euros, por ter sido efectuada a 2,28 euros por cada acção. Este valor será utilizado pela Sonae «para reduzir endividamento», acrescentou a mesma fonte. No final de 2002, a dívida da Sonae atingia os 3,294 mil milhões de euros.

Com esta operação, a Sonae retém uma mais-valia de sete milhões de euros que terá impacto nas contas consolidadas do grupo liderado por Belmiro de Azevedo.

Esta venda inseriu-se «numa operação de reporte de títulos com o Banco Totta e Açores, oportunamente comunicada ao mercado, operação essa que é agora terminada», destacou a Sonae.

O Totta mantém a sua posição de 8,3% no capital do BPI, não reforçando no capital do banco.

A Sonae reduz, com esta operação, a sua posição, no Banco BPI para 15.200.000 acções do banco, representativas de 2% do capital.

Fundo de Pensões do BPI compra

Fonte oficial do BPI revelou ao Negocios.pt que a compra dos 2,31% foi realizada pelo BPI Pensões, uma informação confirmada por um comunicado posteriormente publicado no «site» da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Segundo o comunicado, o «Fundo de Pensões Banco BPI adquiriu, através de uma operação de Bolsa, um lote de 17.636.500 acções ordinárias representativas de cerca de 2,32% do capital social do Banco BPI, S.A».

Com esta operação o Fundo de Pensões reforçou a sua posição para 2,48% do capital social do banco liderado por Santos Silva, passando a deter 18.824.624 acções.

As acções do Banco BPI encerraram nos 2,29 euros a subir 2,33%, enquanto a Sonae ao encerrar nos 0,39 euros ganhou 2,63%.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio