Notícia
Sonae compra activos da Carrefour no Brasil
O Grupo Sonae vai adquirir dois supermercados da distribuidora francesa Carrefour no Estado brasileiro de Santa Catarina, apurou o Canal de Negócios junto de fonte próxima do processo.
Fonte oficial da Carrefour confirmou ao Canal de Negócios que a empresa pretende vender estes supermercados, não adiantando, no entando, a identidade do adquirente.
A Sonae detém a terceira maior rede de supermercados no Brasil, detendo uma posição dominante no Estado de Santa Catarina. A Carrefour lidera o sector no Brasil.
A Carrefour decidiu vender estas duas lojas devido ao facto de estas se encontrarem «demasiado longe das nossas restantes operações no Brasil, o que levantava problemas em termos operacionais», revelou fonte oficial da empresa em França ao Canal de Negócios.
O mesmo responsável confirmou que a Carrefour já «chegou a acordo com uma empresa para vender esses dois supermercados» tendo o Canal de Negócios apurado junto de fonte próxima do processo que o grupo liderado por Belmiro de Azevedo foi o comprador.
As duas lojas, que apresentam a marca Stoc, pertenciam à francesa Comptoir Modernes, empresa que foi adquirida pela Carrefour em 1998.
Esta operação insere-se num plano que prevê a alienação de outros seis supermercados em condições semelhantes, uma vez que estes negócios «não eram bons para a nossa rentabilidade global», de acordo com a mesma fonte.
A Sonae, contactada pelo Canal de Negócios, não estava disponível para confirmar esta informação.
Analistas consideram que o negócio deve ter «impacto reduzido»«Este é um negócio, que, a confirmar-se, deverá ter um impacto reduzido, se tivermos em conta que a Sonae tem mais de 170 lojas no Brasil», afirmou um analista ao Canal de Negócios.
O mesmo analista adiantou que «o que já poderia ser mais significativo seria se este negócio se inserisse num acordo global entre a Carrefour e a Sonae, em termos de organização da “holding”», embora sublinhando que esse cenário «não parece provável, tendo em conta a pequena dimensão do negócio».
A Carrefour detém actualmente uma posição superior a 20% no capital da Modelo Continente, a distribuidora do Grupo Sonae para o mercado nacional, tendo acompanhado um aumento de capital realizado recentemente por esta empresa.
No entanto, as duas empresas são concorrentes em Portugal e no mercado brasileiro, onde a companhia nacional está presente através da Sonae Distribuição Brasil (SDB).
A Modelo Continente encerrou a sessão a cotar nos 2,23 euros (447 escudos), a perder 0,89%.