Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Silicon Valley em queda no "raking" das melhores empresas para trabalhar

A época em que as empresas sedeadas em Silicon Valley dominavam o "ranking" das melhores companhias para trabalhar acabou. O corte de postos de trabalho e a redução de salários explicam o "declínio" das empresas tecnológicas.

29 de Março de 2010 às 20:00
  • 1
  • ...
A época em que as empresas sedeadas em Silicon Valley dominavam o “ranking” das melhores companhias para trabalhar acabou. O corte de postos de trabalho e a redução de salários explicam o “declínio” das empresas tecnológicas.

No ranking deste ano publicado pela revista “Fortune”, a NetApp Inc., com sede em Silicon Valley, ocupa a sétima posição das melhores empresas para se trabalhar. No ano passado era a primeira, mas pouco depois do anúncio a companhia anunciou um corte de 6% no número de postos de trabalho.

Este ano, foi a primeira vez desde 2006 que as três empresas que ocupavam os primeiro lugares não eram de Silicon Valley.

A reestruturação da NetApp foi anunciada em Fevereiro do ano passado, quando os clientes da empresa passaram a reduzir os seus orçamentos, o que levou a empresa a não ter outra opção a não ser despedir alguns dos seus trabalhadores.

O primeiro lugar do ranking deste ano para melhor local de trabalho, pertenceu à empresa SAS Institute, que nunca teve despedimentos por razões económicas, segundo publica a revista “Fortune”, refere a Bloomberg.

Segundo a mesma fonte, não foi só a redução de postos de trabalho que levaram as empresas de Silicon Valley a caírem no “ranking”. O congelamento de salários, menores regalias e o aumento do custo das casas, tornaram o local menos atractivo para os trabalhadores

O número de despedimentos na Silicon Valley continua acima da média nacional, com cerca de 90 mil empregos extintos durante o segundo trimestre de 2008 e 2009.

Os trabalhadores da Silicon Valley continuam a tentar regressar ao valor dos salários pagos em 2000, quando a bolha da Internet rebentou, pois as tecnológicas foram das mais prejudicas com a recessão.

A região enfrenta uma forte competição de novos focos de tecnologia, como é o caso, de Huntsville, Alabama e Austin, no Texas. Por outro lado, houve um declínio no financiamento de capital de risco.

A gigante da biotecnologia Genentech ocupou o primeiro lugar em 2006, enquanto que a Google foi premiada nos anos de 2007 e 2008.

A Google e a NetApp perderam cerca de metade do seu valor em bolsa durante o ano de 2008. Em 2010, a Google caiu 9,2%, enquanto que a NetApp perdeu 4,7%.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio