Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

SIC lança canal infantil no Meo e reforça parceria com PT (act)

A SIC e a Portugal Telecom celebraram uma parceria para a área dos conteúdos, que prevê a renovação dos acordos para a distribuição dos canais da Impresa no Meo. A estação de televisão vai também lançar um novo canal, dedicado ao público infantil, que será lançado em 2010 apenas na plataforma da PT e deverá custar cerca de 2 milhões de euros por ano

  • ...
(actualiza com mais informação)

A SIC e a Portugal Telecom celebraram uma parceria para a área dos conteúdos, que prevê a renovação dos acordos para a distribuição dos canais da Impresa no Meo. A estação de televisão vai também lançar um novo canal, dedicado ao público infantil, que será lançado em 2010 apenas na plataforma da PT e deverá custar cerca de 2 milhões de euros por ano

De acordo com um comunicado enviado pela SIC, a empresa assinou com a Portugal Telecom um acordo “acordo para o fornecimento de conteúdos na área de televisão e Internet para todas as plataformas de distribuição do Grupo PT”, sendo que este irá vigorar até 2012.

A SIC tem actualmente três canais temáticos (SIC Notícias, SIC Radical e SIC Mulher), tendo renovado o acordo para estes serem distribuídos no Meo, a plataforma de televisão da Portugal Telecom.

Além disso, a PT e a SIC acordaram o lançamento de um novo canal temático destinado ao público infantil que terá estreia no MEO a partir de Janeiro de 2010.

No âmbito da acordo para o conceito multi-plataforma, a partir de 1 de Setembro os sites da SIC passarão a estar integrados na rede Sapo, através do endereço http://sic.sapo.pt.

“Este acordo permite à SIC reforçar a sua aposta na produção e desenvolvimento de conteúdos próprios e à Portugal Telecom potenciar o investimento que tem vindo a desenvolver para levar a fibra óptica até à casa dos portugueses, através da disponibilização dos melhores conteúdos em língua portuguesa numa perspectiva multi-plataforma”, referem as empresas em comunicado.

O acordo foi também anunciado numa conferência de imprensa, que motivou uma forte subida nas acções da Impresa, devido à expectativa que gerou. As acções chegaram a subir mais de 14% e estão agora a ganhar 10,2% para 1,08 euros.

Grelha custa dois milhões por ano

Luís Marques, director-geral da SIC, afirmou que o novo canal irá apostar em conteúdos internacionais, mas também em produção nacional, apesar de esta última ser mais cara.

Segundo o mesmo responsável, a SIC estima que os custos de grelha do novo canal totalizem 2 milhões de euros, em linha com os outros dois canais temáticos da SIC (Mulher e Radical)

Recorde-se que a SIC já teve quatro canais temáticos, mas decidiu cancelar o SIC Comédia, integrando parte dos seus conteúdos na SIC Radical.

O lançamento do novo canal está previsto para o início de 2010, mas Zeinal Bava afirmou que pretende dar uma prenda aos portugueses, antevendo que este seja lançado no próximo Natal.

“Aceder a conteúdos a preços competitivos”

“Este acordo é importante pois firma a nossa posição em termos de conteúdos”, referiu Francisco Pinto Balsemão durante a assinatura do acordo.

“Temos um bom relacionamento e foi crítico para as duas empresas pensar em potenciar os seus pontos fortes. Estamos num colete de forças que estamos a tentar resolver. Este acordo é importante, pois permite-nos aceder a conteúdos a preços competitivos”, referiu Zeinal Baval, acrescentando que este tipo de parcerias, com vários produtoras, que permite que os portugueses tenham mais e melhores conteúdos.

Zeinal Bava relembrou que a aposta da SIC há 10 anos nos canais pagos, foi importante para a afirmação da televisão por subscrição, pois se não tivesse sido feita essa aposta não haveria neste momento a taxa de penetração.

A PT vai ter numa primeira fase o canal em exclusivo, mas depois da fase piloto o canal vai poder estar disponível aos operadores concorrentes. “Se criticamos os outros por vedarem conteúdos, não faria sentido fazermos o mesmo”, disse, fazendo referência ao exclusivo que a ZON detém sobre ao TVI 24.

A SIC está a preparar mais um canal dirigido a um nicho de mercado, não sendo ainda conhecido sobre que temática se irá debruçar



Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio