Notícia
Sexta, sábado e domingo representam metade da faturação nos 'shoppings'
Estudo da Reduniq Insight encomendado pela Associação Portuguesa dos Centros Comerciais (APCC) indica que aos dias de semana quase um terço das compras nos 'shoppings' são feitas depois das 18h.
Sexta, sábado e domingo representam aproximadamente metade da faturação registada nos 'shoppings', isto só olhando para compras feitas com cartão bancário, de acordo com um estudo encomendado à Reduniq Insight pela Associação Portuguesa dos Centros Comerciais (APCC).
À luz dos dados facultados pela APCC, só o domingo é responsável por mais de 17% das vendas, algo que acontecia antes da pandemia, embora o estudo, realizado em junho, não deixe de sinalizar um aumento homólogo dessa percentagem face a 2019.
Olhando para o ambiente dos centros comerciais aos dias de semana, o estudo da Reduniq Insight indica que quase um terço das compras (32%) são realizadas depois das 18h, um valor que sobe para cerca de 40% se analisarmos só o setor da restauração dos 'shoppings'. Ao fim de semana, para se ter uma ideia, 20% da faturação na restauração ocorre entre as 20h e as 22h.
Já no que toca às compras de supermercado, o estudo detetou um comportamento distinto nos dias úteis e nos fins de semana. Segundo os dados fornecidos pela APCC, a preferência durante a semana vai para o período entre as 18h e as 20h - correspondendo a cerca de 35% da faturação registada no dia -, ao passo que ao fim de semana é o horário entre as 11h e as 13h o favorito.
A APCC, que congrega empresas investidoras, promotoras e gestoras de centros comerciais, além de outras ligadas do comércio a retalho e fornecedoras de serviços ao setor, conta atualmente com 95 centros comerciais em Portugal, os quais integram 8.600 lojas.
À luz dos dados facultados pela APCC, só o domingo é responsável por mais de 17% das vendas, algo que acontecia antes da pandemia, embora o estudo, realizado em junho, não deixe de sinalizar um aumento homólogo dessa percentagem face a 2019.
Já no que toca às compras de supermercado, o estudo detetou um comportamento distinto nos dias úteis e nos fins de semana. Segundo os dados fornecidos pela APCC, a preferência durante a semana vai para o período entre as 18h e as 20h - correspondendo a cerca de 35% da faturação registada no dia -, ao passo que ao fim de semana é o horário entre as 11h e as 13h o favorito.
A APCC, que congrega empresas investidoras, promotoras e gestoras de centros comerciais, além de outras ligadas do comércio a retalho e fornecedoras de serviços ao setor, conta atualmente com 95 centros comerciais em Portugal, os quais integram 8.600 lojas.