Notícia
SEPI «retira» 98 milhões de euros da ENA antes da privatização
A SEPI «retirou» 98 milhões de euros aos fundos próprios da Empresa Nacional de Autopistas (ENA), reduzindo o valor da empresa antes da privatização, à qual a Brisa vai concorrer.
Segundo noticia hoje o «CincoDias», a ENA vai distribuir um dividendo de 98 milhões de euros, com a SEPI, entidade que gere as participações do Estado espanhol nas empresas públicas, a receber 88 milhões de euros, pois a concessionária de auto-estradas tem de transferir 10% dos lucros obtidos para reservas legais.
A ENA lucrou 98 milhões de euros em 2002 e não tinha pago dividendos nos exercício anteriores, mas a SEPI, aproveitando o facto de ir deixar de ser o único accionista da empresa, decidiu que os lucros deveriam ser distribuídos, no máximo permitido, aos accionistas.
Para além dos 88 milhões de euros, a SEPI decidiu ainda que a ENA deveria distribuir mais 10 milhões de euros em dividendo extraordinário, pelo que concessionária espanhola fica com menos 98 milhões nos seus fundos próprios, que vai integralmente para o Estado espanhol.
A SEPI já tinha definido um valor de 1,1 mil milhões de euros para avaliação da ENA, um número considerado elevado pela Brisa, que em conjunto com a Abertis, forma um dos cinco consórcios que concorrem à privatização da empresa.
A Brisa seguia a subir 0,21% para os 4,84 euros.