Notícia
Brisa entrega candidatura à privatização da ENA
A Brisa apresentou hoje, em conjunto com a Abertis, a proposta de candidatura à privatização da concessionária galega de auto-estradas Empresa Nacional de Autopistas (ENA), confirmou ao Negocios.pt fonte oficial da concessionária portuguesa.
O prazo de entrega de propostas terminava hoje ao final do dia na sede da Sociedad Estatal de Participaciones Industriales (Sepi), em Madrid.
Além do consórcio da Brisa e Abertis, estão também na corrida à privatização da ENA, outros quatro agrupamentos: Ferrovial, Europistas, Caja Madrid e Unicaja; Sacyr, Torreal, Santander, Caixa Nova e Caixa Galicia; OHL e Apax Partners; e Acciona e FCC.
A SEPI definiu um valor mínimo de licitação da ENA em 1,1 mil milhões de euros, preço que foi considerado elevado pela generalidade dos concorrentes, tendo em conta que somente factura 160 milhões de euros por ano e defronta-se com uma dívida superior a mil milhões de euros.
Vasco de Melo disse ontem ao Negocios.pt que considera o preço da ENA elevado, afirmando que «as condições são leoninas».
O Governo espanhol prevê que este concurso esteja concluído antes do final do Verão.
Esta parceria entre a Brisa [BRISA] e a Abertis que inclui o cruzamento de participações accionistas das duas concessionárias deverá estender-se aos mercados da Europa de Leste e da América Latina.
A Brisa controla 4% da Abertis que, por sua vez, detém uma participação de 10% da concessionária liderada por Vasco de Mello.
As acções da Brisa encerraram nos 4,86 euros a subir 1,89%.
Por Bárbara Leite e Nuno Miguel Silva