Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Sector da distribuição já tem mais de 65 postos de gasolina em grandes superfícies

O sector da distribuição já tem mais de 65 postos de gasolina instalados junto de grandes superfícies, apesar das demoras em obter licenças junto das autarquias, disse o presidente da APED.

06 de Março de 2007 às 10:10
  • ...

O sector da distribuição já tem mais de 65 postos de gasolina instalados junto de grandes superfícies, apesar das demoras em obter licenças junto das autarquias, disse o presidente da APED.

O presidente da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), Luís Vieira e Silva explicou à agência Lusa que, neste negócio, "a lei é clara, o problema é a demora dos municípios para concederem a necessária licença".

"Por vezes, o tempo de espera chega a ser de mais de um ano, podendo atingir um ano e meio", esclareceu.

Vieira e Silva deu o exemplo de Espanha, onde as licenças são obtidas em cinco a seis meses, "sendo factor de discriminação positiva para um conjunto comercial o facto de integrar um posto de combustível".

Segundo este responsável, em Espanha existem já mais de 100 postos de gasolina a funcionar na área de hipermercados.

Os postos de combustível podem representar 10 a 15 por cento da facturação de uma loja média e os produtos são vendidos sete a oito por cento mais baratos que nos restantes postos de abastecimento.

A APED realiza o seu 3º Fórum quarta e quinta-feira, no Estoril, tendo como convidado principal Al Gore.

Sector cresce 5%

O sector da distribuição deverá ter crescido 5% em 2006, mantendo o ritmo de subida das vendas de 2005.

Ainda de acordo com o presidente da APED, cinco grupos da área da distribuição já comercializam medicamentos sem necessidade de receita médica, num total de 43 lojas, mas "há indícios de casos anti-concorrenciais" da parte dos laboratórios.

Os grupos do sector da distribuição deverão ter investido cerca de 300 milhões de euros no ano passado, quando abriram 84 lojas no sector da distribuição, segundo a estimativa avançada pelo presidente da sua associação.

 

 

 

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio