Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Sector da banca arrasta bolsa nacional para queda de 0,73%

A Euronext Lisbon terminou a sessão em queda de 0,73%, interrompendo um ciclo de cinco sessões sucessivas de valorizações. O BCP, o BES e o BPI, em linha com o sector na Europa, caíram mais de 1%, num dia negro para o sector na Europa e nos EUA. A EDP, em

01 de Novembro de 2007 às 16:41
  • ...

A Euronext Lisbon terminou a sessão em queda de 0,73%, interrompendo um ciclo de cinco sessões sucessivas de valorizações. O BCP, o BES e o BPI, em linha com o sector na Europa, caíram mais de 1%, num dia negro para o sector na Europa e nos EUA. A EDP, em contra ciclo, renovou máximos de 1998.

O PSI-20 [PSI20] caiu para os 12.910,98 pontos, com 14 acções em queda, quatro a valorizarem e duas inalteradas.

Num dia de feriado, foram movimentados 303 milhões de euros, aquém dos 475 milhões de euros negociados na véspera.

No resto da Europa, a sessão ficou marcada pelas fortes desvalorizações do sector bancário, isto num dia em que o Credit Suisse veio dizer que "ainda é muito cedo para prever" o fim da crise que assola o mercado financeiro. O índice sectorial Dow Jones para a banca foi hoje o mais castigado, recuando quase 3%.

Nos EUA, o Cititgroup chegou a afundar 9%, depois de algumas casas de investimento terem baixado a recomendação para o banco, dizendo mesmo que a instituição poderá ser obrigada a baixar o valor dos dividendos a pagar aos accionistas.

Em Lisboa, o índice PSI-20 estava a valorizar desde 25 de Outubro, altura em que o Banco BPI [BPIN] anunciou uma proposta de fusão com o Banco Comercial Português (BCP) [BCP].

Hoje foi o sector da banca que mais pressionou. O BCP deslizou 2,1% para os 3,27 euros e o BPI deslizou 1,66% para os 5,94 euros.

A proposta de fusão do BPI acabou por ser rejeitada pela administração do BCP e os dois bancos vão agora partir para uma negociação sobre novos termos de troca para que a fusão se possa eventualmente vir a concretizar.

Também no sector, o Banco Espírito Santo (BES) [BESNN] caiu 1,73% para os 16,43 euros.

O pessimismo da bolsa também estendeu-se ao sector das telecomunicações, com a Portugal Telecom [PTC] a cair 1,51% para os 9,11 euros, a aliviar da valorização de 7% registada ao longo da semana.

A ainda subsidiária PT Multimédia [PTM] chegou hoje a valorizar um máximo de 2,77%, mas terminou o dia em alta mais ligeira de 0,43% para os 9,43 euros. No próximo dia 7 de Novembro, concretiza-se o "spin off" da Multimédia.

Ainda no sector, a Sonaecom [SNC] caiu 1,55% para os 3,81 euros, enquanto a Sonae SGPS [SON] permaneceu nos 2,02 euros. Também na distribuição, a Jerónimo Martins [JMAR] avançou 1,37% para os 5,19 euros.

A evitar perdas mais acentuadas na bolsa esteve a Energias de Portugal [EDP] que renovou máximos de 1998.

A eléctrica voltou hoje a avançar 1,35% para os 4,50 euros, no dia em que anunciou a concretização de uma parceria estratégica com a Sonatrach para a área do gás natural.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio