Notícia
RWE recusa gestão conjunta da Hidrocantábrico
A alemã RWE, concorrente da Electricidade de Portugal (EDP) na aquisição da Hidrocantábrico, não pretende efectuar uma parceria para gerir a eléctrica espanhola, revelou hoje o presidente da empresa, Dietmar Kuhnt.
A gestão conjunta da Hidrocantábrico «não é o nosso objectivo», afirmou Kuhnt, sublinhando que «estamos abertos a negociar, mas queremos assumir um papel de liderança na empresa».
O presidente da Hidrocantábrico disse, numa entrevista à Reuters, que veria com «bons olhos» que a gestão da eléctrica fosse partilhada pelas empresas que lançaram uma oferta sobre a empresa.
O ministro da Economia Mário Cristina de Sousa também afirmou recentemente que seria dificil este cenário de partilha da gestão da empresa espanhola com a RWE.
A RWE lançou uma oferta pública de aquisição (OPA) sobre a espanhola Hidroeléctrica del Cantábrico em Janeiro, ao preço de 26 euros (5.212 escudos) por acção, depois da EDP ter lançado uma oferta a 24 euros (4.811 escudos), em conjunto com a Cajastur, uma instituição bancária asturiana.
«O mercado alemão da electricidade está quase estagnado, pelo que temos de apostar no crescimento noutros mercados para nos podermos manter entre os principais produtores de energia europeus», explicou o dirigente da empresa.
A RWE espera que a sua OPA seja aprovada pela Comission Nacional de Mercado de Valores (CNMV) espanhola dentro dos próximos dias. A entidade que regula os mercados accionistas no país vizinho já deu o seu aval à oferta avançada pela EDP.
O jornal espanhol «Cinco Dias» adiantou hoje que a CNMV pediu à RWE informações adicionais relativamente à sua OPA sobre a Hidrocantábrico e que a EDP está em negociações com a belga Electrabel, na tentativa de que esta empresa apoie a sua oferta e mantenha a posição de 10% que detém actualmente na quarta eléctrica espanhola.
A electrica nacional já garantiu cerca de 35% do capital da Hidrocantábrico, através da participação de 15% controlada pela Cajastur, e de um acordo com a norte-americana TXU, que detém uma posição de 20% na empresa.
Às 11h33, a RWE cotava nos 41,88 euros (8.369 escudos), a ganhar 1,16%, enquanto a Hidrocantábrico recuava 0,08% para os 25,88 euros (5.188 escudos) e a EDP mantinha a cotação inalterada nos 3,22 euros (645 escudos).