Notícia
Rede Amanhecer atinge 217 lojas
Cadeia que opera através da parceria entre a grossista Recheio e retalhistas independentes abriu 67 mercearias este ano.
A rede de mercearias de bairro Amanhecer, que nasceu em 2011, "ultrapassou as 200 lojas aderentes", anunciou esta terça-feira o grupo Jerónimo Martins, dono da cadeia Recheio Cash&Carry.
Em comunicado enviado às redacções, a distribuidora fez saber que "em 2015, com uma média de duas aberturas por semana", a rede Amanhecer "inaugurou 67 mercearias de bairro, que se juntam às 150 já existentes, no final de 2014" e totalizando assim – se não houve encerramentos – 217 unidades.
Criada em 2011, a rede Amanhecer é protagonizada pela grossista Recheio, que aliás detém a marca própria de produtos com o mesmo nome. A cadeia opera em parceria com retalhistas locais, no segmento das mercearias de bairro.
"Apostando sobretudo na remodelação de espaços já existentes, com áreas que variam entre os 100 metros quadrados e os 400 m2, a rede Amanhecer tem também lojas construídas de raiz que representam cerca de 30% do total de aberturas, em 2015", adianta a nota do grupo JM.
Segundo o mesmo comunicado, "a zona de Lisboa é onde a rede tem maior presença, com 40 lojas", mas a cadeia tem presença em todo o território continental e na Madeira – "onde este ano abriram 12 novas lojas" da insígnia.
Detida pela JM, a companhia Recheio tem "38 lojas (incluindo uma na Madeira e outra nos Açores) e três plataformas de ‘foodservice’". De acordo com o relatório e contas da JM relativo ao primeiro trimestre de 2015, a Recheio facturou 180 milhões de euros nesse período, mais 5,7% do que em igual trimestre de 2014 e representativo de 4,1% do total de vendas consolidado pelo grupo liderado por Pedro Soares dos Santos.