Notícia
Jerónimo Martins expande para a Costa do Caribe
A segunda zona de desenvolvimento da cadeia de retalho alimentar da JM na Colômbia já começou, com sete unidades. Esta sexta-feira foi inaugurada a centésima loja Ara na Colômbia.
O grupo de distribuição português Jerónimo Martins arrancou esta semana com a segunda etapa de expansão na Colômbia, mercado onde está desde Março de 2013, na zona do Eixo Cafeeiro.
A companhia, que na Colômbia opera com a insígnia Ara, abriu esta sexta-feira em Cartagena das Índias a centésima loja da cadeia naquele mercado, anunciou a JM em comunicado.
"A chegada da insígnia à região Costa do Caribe" avança, "está a dar-se esta semana, com a abertura de sete unidades comerciais nas cidades de Barranquilla, Cartagena e Santa Marta", acrescenta.
Até ao final do ano, de acordo com a informação disponibilizada esta sexta-feira, 4 de Setembro, a nova zona da Costa do Caribe deverá reunir "cerca de 40 lojas" Ara. "Até Dezembro de 2015, na região da Costa do Caribe, a cadeia criará cerca de 500 novos postos de trabalho". Nesta região, a JM destaca as zonas Atlântico, Bolívar e Madalena para a futura expansão.
No Eixo Cafeeiro e no Vale do Cauca, adianta o comunicado, a JM opera 94 lojas actualmente e emprega "cerca de um milhar de colaboradores" até ao momento.
No primeiro semestre do ano, a cadeia Ara e a insígnia Hebe (negócio das parafarmácias na Polónia) registaram em conjunto vendas de 103 milhões de euros. O grupo, que não anuncia publicamente a divisão das receitas entre ambas, adiantou contudo que esse valor era 40 milhões superior ao registado a igual período do ano anterior.