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Jerónimo Martins paga 9,5 milhões de comissões com cartões no semestre

O grupo Jerónimo Martins registou um aumento de 45,5% nos custos com meios de pagamento electrónico. O investimento em publicidade cresceu 23,7% até Junho.

Miguel Baltazar/Negócios
24 de Agosto de 2015 às 16:43
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A "holding" de retalho e comércio grossista Jerónimo Martins, que actua em Portugal, Polónia e Colômbia, registou o valor de 9,57 milhões de euros de "comissões sobre meios de pagamento electrónicos" nas contas semestrais, cujo relatório alargado foi divulgado na passada semana.

De acordo com a mesma fonte de informação, o valor registado entre Janeiro e Junho de 2015 representa um aumento de 45,5% face a igual período do ano anterior, quando o registo foi de 6,57 milhões de euros.

Além de ter terminado, em Janeiro deste ano, na rede portuguesa Pingo Doce, a imposição aos clientes de pagar em dinheiro todos os custos inferiores a 20 euros, a administração da JM, recorde-se, introduziu soluções de pagamento electrónico" na rede polaca Biedronka em 2014, anunciou na conferência anual de resultados, realizada a 5 de Março último.

Nessa altura, Pedro Soares dos Santos, presidente da SGPS, avançou que na cadeia Biedronka cerca de 27% das operações de pagamento realizadas em 2014 tinham sido feitas com cartões de crédito e débito. No exercício completo de 2014, o custos com cartões ascenderam a 19,1 milhões de euros no total universo JM .

A companhia terminou o primeiro semestre de 2015 com uma rede de 2.655 lojas Biedronka (retalho alimentar na Polónia), 385 Pingo Doce (retalho alimentar em Portugal), 41 Recheio (comércio grossista em Portugal), 89 Ara (retalho alimentar na Colômbia) e 122 Hebe (para-farmácias na Polónia).

Publicidade aumenta

Outro custo operacional que progrediu durante o mesmo período, de acordo ainda com o relatório semestral da JM, foi o da publicidade. Se entre Janeiro e Junho de 2014 o valor gasto em publicidade tinha sido de 29,58 milhões de euros, ele aumentou 23,76% um ano depois, para 36,61 milhões de euros.

Além do clima concorrencial ter aumentado na Polónia e da actividade da Colômbia estar a desenvolver-se com maior rapidez em 2015 – já que o arranque da Ara aconteceu em Março de 2014 –, em Portugal o mercado continua competitivo entre os maiores operadores do sector da distribuição. Em Maio passado, por exemplo, a cadeia Pingo Doce voltou a fazer uma campanha promocional invocando os descontos de 1 de Maio de 2012.

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