Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

"Temos que reduzir a nossa escravidão do petróleo"

António Mexia considera que "temos que reduzir a nossa escravidão do petróleo", acrescentando que actualmente "há muito mais subsídios ao petróleo e ao gás a nível mundial do que às renováveis".

12 de Outubro de 2010 às 10:08
  • 1
  • ...
O presidente da EDP, António Mexia, considera que “temos que reduzir a nossa escravidão do petróleo”, acrescentando que actualmente “há muito mais subsídios ao petróleo e ao gás a nível mundial do que às renováveis”.



O gestor da eléctrica nacional acredita que “a energia hoje está do lado da solução e não do problema”, já que no caso das renováveis ajuda a reduzir as importações e o défice externo, apoiando ainda a inovação e a indústria nacional por via dos “clusters” eólicos instalados no Norte do país.



Questionado sobre a opção nuclear, António Mexia disse que “não deve haver nenhum tabu em discuti-lo”, mas actualmente não é oportuno em Portugal. “Hoje o nuclear não tem espaço [em Portugal] porque há excesso de capacidade térmica instalada. Seria um elefante na sala”, declarou o presidente da EDP, no Hora H do Negócios.



Durante a entrevista durante o Hora H, António Mexia disse ainda que a EDP não opera em monopólio. “55% dos resultados da EDP hoje vêm de fora de Portugal e em 2015 deverão ser cerca de dois terços”, referiu o executivo. “Prefiro ter concorrência. Prefiro concorrer contra outros operadores do que conta um “spreadsheet” do regulador”, disse Mexia.



O gestor disse que no mercado industrial português a EDP tem hoje menos de 50% de quota, mas em Espanha tem mais clientes do que quota de geração.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio