Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

PT tinha 750 milhões de euros em dívida da ESI no final de 2013

A Portugal Telecom tinha 750 milhões de euros de dívida emitida por empresas da ESI no final do ano passado. A informação divulgada pela operadora adianta que a PT não tinha, à data, uma "efectiva diversificação" de investimento tal era a sua exposição ao GES.

Pedro Elias/Negócios
26 de Agosto de 2014 às 07:50
  • 42
  • ...

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) pediu mais informação à Portugal Telecom sobre a exposição da empresa ao Grupo Espírito Santo (GES), nomeadamente sobre investimentos em dívida em 2013. A operadora divulgou essa informação segunda-feira, 25 de Agosto, já à noite.

 

Assim, a Portugal Telecom revelou que no final de 2013 tinha 750 milhões de euros em dívida emitida pela Espírito Santo Internacional (ESI). Este investimento estava divido em: 500 milhões subscritos pela PT Finance em Novembro de 2013 e cujo reembolso ocorreu em Fevereiro de 2014; 200 milhões subscritos pela Portugal Telecom em Outubro de 2013 e reembolsados em Janeiro de 2014; e 50 milhões subscritos pela PT Finance em Novembro do ano passado e reembolsados em Fevereiro de 2014, revelou a operadora em comunicado.

 

A empresa adianta ainda que um ano antes a sua exposição à dívida da ESI ascendeu a 510 milhões de euros.

 

Estes investimentos aumentaram não só em montante como em peso nas rubricas da operadora. Assim, em 2013 o investimento em dívida da ESI representava 193% dos resultados líquidos e 40% do capital próprio. Um ano antes representava 164% e 20%, respectivamente.

 

No mesmo comunicado é revelado que, sobre a política de investimento de caixa e títulos de curto prazo, conclui-se que a Portugal Telecom "não estaria a observar uma efectiva diversificação" do investimento, tendo em consideração "a concentração em depósitos e aplicações de tesouraria no BES/GES."

 

De acordo com a informação divulgada no final de Dezembro do ano passado, a PT tinha 1,4 mil milhões de euros em depósitos em entidades ligadas ao GES, 750 milhões em dívida e financiamentos de 14,5 milhões de euros. Esta era a única ligação deste tipo que a operadora tinha com um dos seus principais accionistas. Em 2012, a PT tinha 1,48 mil milhões de depósitos no GES, 148,8 milhões na Caixa Geral de Depósitos e 72,5 mil no Barclays. De investimento de curto prazo, tinha apenas os 510 milhões de euros no GES acima referidos. E em financiamento tinha 28,6 milhões oriundos do GES e 166,9 provenientes do Barclays.

 

O regulador do mercado terá assim pedido para que a PT detalhasse o investimento em dívida das empresas do universo Espírito Santo, depois de ter sido revelado, em Junho, que investiu quase 900 milhões de euros em papel comercial da Rioforte - empresa desse universo -  que entrou em incumprimento.

 

Este investimento e os problemas que se revelaram nas empresas do GES levaram inclusivamente a que os termos da fusão entre a Oi e a PT fossem alterados e à saída de Henrique Granadeiro como presidente executivo da operadora.

 

(Notícia actualizada às 8h02 com mais informação)

Ver comentários
Saber mais Portugal Telecom Grupo Espírito Santo GES Espírito Santo Internacional ESI PT Finance BES dívida
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio