Notícia
PT Multimedia quer 42% da Lusomundo (actualização)
A PT Multimedia, com a oferta pública de aquisição (OPA) parcial lançada sobre a Lusomundo tem como objectivo obter 42% do capital social do grupo de media liderado por Luís Silva.
Caso a operação tenha êxito, os accionistas representados pelo actual presidente da Lusomundo mantém 58% do capital, ficando a PT Multimedia com os restantes 42%. Será constituída uma nova «holding» que juntará estas posições, estando prevista a retirada de cotação da Lusomundo.
A oferta da empresa liderada por Eduardo Martins incide sobre a totalidade das acções preferenciais sem voto da Lusomundo, que ascendem a 4,5 milhões. Já para as acções ordinárias, a oferta corresponde a 1.891.485 títulos, ou seja, 31,5% do total, que atinge seis milhões. «Depois das aquisições e revendas, esta operação representa um investimento de 180 milhões de euros (36,09 milhões de contos) para a PT Multimedia», refere a empresa em comunicado.
Para as acções preferenciais o preço oferecido é de 40 euros (8.019 escudos), o que representa um prémio de 23,4% sobre o preço médio da última semana. Já para as acções ordinárias o prémio, sobre o preço médio da última semana, ascende a 13,1%, sendo oferecido 80 euros (16.038 escudos) por acção. Esta operação, que será financiada por recurso a endividamento por parte da PT Multimedia, fica condicionada à não oposição das autoridades supervisoras.
Segundo adiantou ao Canal de Negócios fonte oficial da Portugal Telecom (PT), esta operação tem como principal objectivo «a criação de uma nova empresa que agregue todas as actividades de media das duas empresas». «Esta aquisição representa mais um passo na estratégia da PT Multimedia no estabelecimento de parcerias e acordos com vista à constituição de um “portfolio” de conteúdos em língua portuguesa de elevada qualidade», refere o mesmo comunicado.
PT Multimedia.com adquire 50% do Lusomundo.netFoi acordado ainda que a PT Multimedia.com adquirirá 50% da Lusomundo.net, por permuta de acções. A Lusomundo.net, é a empresa detentora do portal Lusomundo.net que disponibilizará conteúdos e serviços de entretenimento e media da Lusomundo. A razão de troca entre acções da PT Multimedia.com e da Lusomundo.net será calculada tendo em conta o preço fixado para as acções da PT Multimedia.com na sua oferta pública de venda (OPV) e o preço das acções da Lusomundo.net determinado com base numa avaliação independente. Ficou também estabelecido que a PT Multimedia designará, com o acordo da Lusomundo, o director geral da Lusomundo.net.
«Esta aliança estratégica permitirá combinar as plataformas tecnológicas de acesso (rede de cabo, rede de pops e rede móvel), os portais e as capacidades de comércio electrónico da PT Multimédia com os conteúdos de entretenimento e de informação da Lusomundo», salienta a mesma fonte.
Serão anunciados novos acordos nas próximas semanasAo longo das próximas semanas, a PT Multimedia e a Lusomundo anunciarão a realização de acordos de marketing, conteúdos e promoção que «contribuirão substancialmente para o alargamento da cooperação entre as duas empresas», referem as empresas no mesmo comunicado.
Segundo Eduardo Martins, presidente da PT Multimedia, esta aliança «trata-se de uma combinação única de “know-how” , talento e conteúdos que nos permitirá acelerar o desenvolvimento e a penetração dos media interactivos. Com esta aliança disporemos de um leque mais alargado de conteúdos e serviços de elevada qualidade para oferecer através da nossa plataforma multi-acessos. A PT Multimedia prossegue, desta forma, a sua estratégia de afirmação no mundo de expressão portuguesa disponibilizando “on-line” serviços de elevada qualidade que lhe permitem aproveitar as oportunidades de crescimento que a era digital oferece e criar, desta forma, valor para os seus accionistas».
Já Luís Silva, administrador da Lusomundo, afirmou que «esta aliança estratégica permite-nos reduzir o tempo de implementação da nossa estratégia de conteúdos “on-line” e beneficiar de sinergias significativas. Reconhecemos que a PT Multimedia tem sido muito bem sucedida na sua estratégia de afirmação no mundo “on-line” de expressão portuguesa, sendo, portanto, um parceiro adequado ao nosso projecto de desenvolvimento».
Por via desta operação, as acções envolvidas neste processo foram suspensas pela entidade reguladora da Bolsa de Valores Lisboa e Porto. Na passada sexta-feira as acções preferenciais da Lusomundo fecharam nos 32 euros (6.415 escudos) e as ordinárias nos 79,95 euros (16.028 escudos). A PT Multimedia encerrou nos 93 euros (18.644 escudos).