Notícia
PT Multimedia ganha 500 milhões desde o fim da OPA
As acções da PT Multimedia (PTM) continuam a fixar sucessivos máximos, com a aproximação da data da cisão da empresa e as especulações em relação a uma nova oferta pública de aquisição (OPA) a impulsionarem o título para máximos de Dezembro de 2000.
As acções da PT Multimedia (PTM) continuam a fixar sucessivos máximos, com a aproximação da data da cisão da empresa e as especulações em relação a uma nova oferta pública de aquisição (OPA) a impulsionarem o título para máximos de Dezembro de 2000.
No início desta semana, as acções da empresa liderada por Zeinal Bava chegaram a valorizar 2,89% para os 12,45 euros, para terminarem o dia nos 12,26 euros. Este valor compara com os 10,60 euros com que as acções transaccionavam no início de Março, altura em que a assembleia geral da Portugal Telecom ditou o fim das OPA da Sonaecom.
Desde então, a capitalização bolsista da dona da rede de TV Cabo aumentou em 513 milhões de euros, estando o mercado a avaliar a cotada em 3,8 mil milhões de euros. A OPA da empresa de Belmiro Azevedo avaliava cada acção da PT Multimedia em 9,03 euros, 26% aquém da cotação actual.
Na semana passada, a assembleia geral de accionistas da Portugal Telecom aprovou a cisão da Multimedia, numa operação que visa distribuir quatro acções da PTM por cada 25 acções detidas da Portugal Telecom.
Esta operação está a ser aplaudida pelos analistas e por alguns dos actuais accionistas da Multimedia. O presidente executivo do BPI, que detém 5% do capital da PT Multimédia, considera que a empresa vai beneficiar com o "spin off" e tornar-se ainda mais competitiva e agressiva.
A operação de cisão, segundo Henrique Granadeiro, marca "a verdadeira liberalização do sector das telecomunicações em Portugal" e está agendada para o terceiro trimestre deste ano.
Além dos novos accionistas que o "spin off" vai atrair, continuam a existir no mercado especulações de que a empresa, no período pós "spin off", possa vir a ser alvo de uma outra OPA. Apesar de a empresa estar a negociar com múltiplos acima do sector, os analistas continuam a emitir opiniões positivas sobre a acção.
Na segunda-feira, a Lisbon Brokers emitiu uma nota de "research", onde considerava que a cisão da PT Multimedia da Portugal Telecom é uma operação "extremamente positiva" para a empresa que controla a TV Cabo, pelo que considera já a recomendação de "forte compra" e o preço-alvo de 13,80 euros "como conservadores".
Este último valor avalia a PTM em mais de quatro mil milhões de euros. A casa de investimento inclui na avaliação da PT Multimedia uma componente especulativa que aumentou o valor justo em 10%.