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PrincewaterhouseCoopers prevê recuperação do sector automóvel em 2010

O relatório Autofacts da PrincewaterhouseCoopers (PwC) prevê que a procura de veículos ligeiros possa aumentar este ano, principalmente na América do Norte, Índia, China e Brasil. Enquanto que na Europa, há previsões de que o sector automóvel venha a ter uma redução de 900 mil unidades, devido ao forte declínio no mercado automóvel alemão.

05 de Abril de 2010 às 17:43
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O relatório Autofacts da PrincewaterhouseCoopers (PwC) prevê que a procura de veículos ligeiros possa aumentar este ano, principalmente na América do Norte, Índia, China e Brasil. Enquanto que na Europa, há previsões de que o sector automóvel venha a ter uma redução de 900 mil unidades, devido ao forte declínio no mercado automóvel alemão.

De acordo com o mesmo relatório, “estima-se que exista um excedente de capacidade de cerca de 6,5 milhões de unidades, apenas na União Europeia, o que sugere que o desafio de alinhar de forma competitiva a oferta e a procura irá continuar devido à existência de muitos construtores domiciliados na região e considerados ‘campeões nacionais’.

O especialista do sector automóvel da PwC, Calum MacRae refere que “2009 sempre será recordado como o ano mais desafiante e de maior turbulência para o sector automóvel. Para além das difíceis lições de reestruturação financeira e operacional, o ano passado deu um importante contributo para a relação entre o crescimento económico nacional e a performance da indústria automóvel.” E acrescenta que “o sector automóvel é considerado por muitos como sendo demasiado importante para fracassar”.

A América do Norte aparece numa posição mais competitiva do que as restantes economias desenvolvidas. Este avanço é devido “à reestruturação significativa e à redução da capacidade conseguida pelos fabricantes e fornecedores automóveis em detrimento de estímulos de mercado artificiais”, segundo o relatório da PwC.

Com a economia a sair da recessão em finais de 2009, as perspectivas de venda na América do Norte para 2010 apontam para um crescimento na ordem dos 10% para 13,9 milhões de unidades em toda a América do Norte e 10,4 milhões apenas nos EUA.

Em relação ao mercado chinês, as perspectivas são animadoras devido às iniciativas desenvolvidas pelo governo de Pequim, entre elas estão, o aumento do imposto de vendas de veículos de 5% para 7,5% e o alargamento ao abate de veículos de 3 mil a 6mil RMB para os 5mil a 18 mil RMB.

Assim, para 2010, o relatório da PwC antecipa uma taxa de crescimento das vendas na ordem dos 10%.

No que diz respeito à Índia, as perspectivas do sector automóvel são muito positivas, com o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) a manter-se entre os 6% e os 7%.

A Europa de Leste sofreu um declínio na produção na ordem dos 47,4% de 2008 para 2009. Assim, 2010 continuará a ser um ano bastante tumultuoso, mas prevê-se que ocorra um crescimento nas vendas e na produção, segundo a mesma fonte.

De acordo com o relatório Autofacts, prevê-se que o mercado da Coreia do Sul tenha melhorias significativas na exportação, o que resultará num crescimento de 5,2% de veículos ligeiros sul-coreanos em 2010, em contraste com o declínio de 10,6% registado em 2009.

No Japão, a situação foi similar à da Coreia, com um volume de exportações e de vendas bastante fraco.

Na indústria automóvel brasileira, estima-se que este ano, o sector continue a atingir novos máximos. Com o aumento significativo das exportações e com a subida anunciada do PIB, as previsões do Autofacts apontam para um crescimento do sector na ordem dos 7,8%.

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