Notícia
Otimismo contagia Lisboa. BCP e Jerónimo Martins dão gás ao PSI
Nos primeiros minutos da negociação, o principal índice português somava 0,36% para os 6.671,53 pontos, com sete cotadas a subir, quatro a descer e cinco inalteradas.
A bolsa de Lisboa aproveitou o otimismo que está, a esta hora, a puxar pelas principais bolsas mundiais e arrancou a semana com o pé direito. Nos primeiros minutos da negociação, o PSI somava 0,36% para os 6.671,53 pontos, com sete cotadas a subir, quatro a descer e cinco inalteradas.
A comandar os ganhos está o BCP, que sobe 1,56%, seguido da Jerónimo Martins, a avançar 1,24%.
O banco português sofreu, no final da semana passada, uma atualização de rating pela S&P. A agência reviu em alta o rating do BCP para dois níveis acima de "lixo". Já a retalhista, depois de ter terminado a sessão de sexta-feira em baixa, esta manhã parece estar a corrigir.
No verde estão ainda a Corticeira Amorim (0,8%), a Sonae (0,21%) - que esta manhã anunciou que a sua participada Musti comprou uma empresa congénere no Báltico, - a EDP (0,15%), a Nos (0,14%) e a EDP Renováveis (0,14%).
Em sentido inverso, a cotada que mais perde é a Altri, a ceder 0,38%, seguida da Galp Energia, que cai 0,32%, numa altura em que o petróleo também vai perdendo algum gás nos mercados internacionais. Mota-Engil e CTT cedem ambas 0,24%.
Semapa, REN, Navigator e Ibersol, tal como a Greenvolt - que aumentou o financiamento antes da OPA, - mantinham no arranque a mesma cotação de fecho da sessão anterior.
Notícia atualizada