Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Portugal e Venezuela assinaram acordos de cooperação de 2,2 mil milhões de dólares

Já foram assinados diversos acordos com empresas portuguesas, entre os quais a Teixeira Duarte e a Martifer.

Sábado
15 de Janeiro de 2014 às 22:09
  • 8
  • ...

Lisboa e Caracas assinaram esta quarta-feira vários memorandos de entendimento e actas de compromisso no valor de 2,2 mil milhões de dólares (1,6 mil milhões de euros) para projectos de construção, portos, habitação social e indústria.

 

A assinatura dos acordos teve lugar na Casa Amarela, sede do ministério de Relações Exteriores da Venezuela, numa sessão que foi presidida pelo ministro venezuelano de Relações Exteriores, Elías Jaua, e pelo vice-primeiro-ministro de Portugal, Paulo Portas (na foto).

 

Recorde-se que Paulo Portas Portas está em Caracas a participar na IX reunião da Comissão Mista de Acompanhamento Bilateral Portugal - Venezuela.

 

 
Acordos já assinados

- Acta de compromisso entre a venezuelana Bolivariana de Portos (Boliportos) e a portuguesa Teixeira Duarte Engenharia e Construções, para o desenvolvimento do projecto de engenharia, construção e reabilitação e ampliação do terminal de silos nos portos de Puerto Cabello e Maracaibo.

 

- Memorando de entendimento entre a venezuelana Corpomiranda e o Banco Espírito Santo para desenvolver projectos e programas de habitação social, dirigidos  à classe média e os sectores mais jovens venezuelanos.

Este memorando contempla a criação de uma comissão técnica que se encarregará de avaliar os termos e condições através dos quais aquele banco português poderá outorgar financiamento àquele organismo venezuelano para a execução dos projectos.

 

- Memorando de entendimento para o estudo de engenharia e construção do projecto de construção da fábrica física dos estaleiros da Dianca e uma acta de compromisso para o fornecimento de 7 mil toneladas de leitão congelado e sem osso.

 

- Abertura de um complexo multi-industrial no Estado venezuelano de Sucre (Leste de Caracas), reconstruir os estaleiros de Guiria e construir um centro de convenções de Cumaná.

 

- Fornecimento, pela Yutusu, de 1,6 milhares de computadores portáteis Canaima (nome local do Magalhães) à Venezuela e 50 mil tablets para o ensino universitário venezuelano.

Ver comentários
Saber mais Lisboa Caracas Casa Amarela ministério de Relações Exteriores da Venezuela Relações Exteriores Elías Jaua Portugal Comissão Mista de Acompanhamento Bilateral Portugal política diplomacia relações internacionais
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio