Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Popular compra 75% do BNC; Américo Amorim fica com 4,5% do banco espanhol (act)

O espanhol Banco Popular anunciou hoje a aquisição de 75% do capital do Banco Nacional de Crédito Imobiliário a Américo Amorim, que passará a deter 4,5% do capital do banco espanhol, uma posição avaliada em 391 milhões de euros.

09 de Janeiro de 2003 às 17:43
  • ...
O espanhol Banco Popular anunciou hoje a aquisição de 75% do capital do Banco Nacional de Crédito Imobiliário a Américo Amorim, que passará a deter 4,5% do capital do banco espanhol, uma posição avaliada em 391 milhões de euros.

Num comunicado o Grupo Amorim afirma que o Banco Popular vai «propor à respectiva Assembleia Geral a sua nomeação como membro do Conselho de Administração do BPE».

A preços de hoje a posição de 4,5% que Américo Amorim vai deter no Popular ascende a 390,9 milhões de euros. O Popular, terceiro maior banco espanhol, está hoje avaliado em Bolsa em 8,68 mil milhões de euros.

Na mesma fonte o Grupo Amorim garante que « o BNC manterá a sua identidade, assegurando de modo pleno a sua continuidade jurídica».

«Com esta operação, o Grupo Banco Popular completa a sua implementação no mercado ibérico, ao integrar uma instituição que conta com uma sólida presença em Portugal», refere o mesmo comunicado.

Popular lança OPA sobre o restante capital do BNC; Amorim terceiro maior accionista do Popular

O banco espanhol, depois de concretizar a aquisição dos 75% do BNC, vai lançar uma oferta pública de aquisição sobre as restantes acções.

Com esta operação o BNC, que conta com 111 balcões que cobrem a totalidade do país, ficou avaliado em 521 milhões de euros.

O BNC tem um volume de activos de 3,4 mil milhões de euros e recursos captados no valor de 2,6 mil milhões de euros. Nos primeiros nove meses deste ano o BNC teve lucros de 21,7 milhões de euros.

Com esta operação Américo Amorim passa a ser o terceiro maior accionista do banco espanhol, atrás de um grupo de accionistas com mais de 11% e a alemã Allianz, com 9,5%.

O Popular conta com uma rede de 2.162 balcões, 11 dos quais em Portugal, contando com activos totais de 42,5 mil milhões de euros.

O acordo «está sujeito a um conjunto de condições suspensivas, e em particular, à confirmação das autoridades respectivamente de Portugal e Espanha».

«O acordo agora alcançado, que faz com que o Grupo Américo Amorim se torne num dos principais accionistas do BPE, permite manter a presença de Américo Amorim no sector financeiro», refere a empresa nacional em comunicado, adiantando que « As partes manifestam o seu apreço a todos os que, ao longo dos últimos 11 anos, colaboraram na criação e consolidação do Projecto BNC».

O Popular passa a ser o terceiro banco espanhol com uma posição de relevo na banca nacional, depois do Santander e do BBVA.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio