Notícia
Pires de Lima espera recuperação do programa de vistos "gold"
O ministro da Economia reconhece que questões, dúvidas e processos sobre a execução do programa dos vistos "gold" não foi positivo, mas diz esperar que a intensidade dos dois últimos anos possa ser recuperada.
O ministro da Economia Pires de Lima disse esta quarta-feira, 15 de Julho, no Parlamento que "não é positivo que tenham surgido questões, dúvidas e processos relativamente à execução do programa de vistos ‘gold’", o qual, sublinhou, "é considerado internacionalmente o mais bem-sucedido" e "captar para Portugal dois mil milhões de euros nos últimos anos".
"Esperamos que do ponto de vista regulamentar sejam resolvidas as questões necessárias para que o programa possa recuperar a intensidade que teve em 2013 e 2014", afirmou no ministro, comentando a decisão de suspensão deste programa.
Estas declarações surgem depois de ontem ter sido noticiado que o director do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) suspendeu a emissão de vistos de gold, desde o início deste mês, devido a uma falha na nova lei que ajusta a entrada, estadia, saída e afastamento de estrangeiros em território português, em vigor desde dia 1 de Julho.
Entretanto a da Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário (CPCI) revelou que em Maio só foram emitidas seis autorizações de residência com fins de investimento – conhecidos como vistos "gold". Estes vistos correspondem a um investimento total de quatro milhões de euros, o que compara com os 54 milhões do mês anterior.