Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Pires de Lima defende que a falta de produtividade não é culpa dos trabalhadores

O ministro da Economia, António Pires de Lima, disse esta quarta-feira discordar de quem defende que a falta de produtividade do País é responsabilidade dos trabalhadores. O ministro aponta que o desafio da produtividade será ganho pela capacidade dos gestores.

26.º- António Pires de Lima 
Nova entrada deste ano, após nomeação (muito aplaudida) para ministro da Economia.
Bruno Simão/Negócios
07 de Maio de 2014 às 12:57
  • 99
  • ...

"Eu acho que quem defende que o problema [da produtividade] está nos trabalhadores não está a fazer o diagnóstico certo", disse António Pires de Lima durante o CEO Fórum 2014, organizado pelo Negócios e pela IBM, que decorre esta quarta-feira, 7 de Maio, em Lisboa.

 

O ministro da Economia argumentou ainda que os trabalhadores portugueses "quando bem liderados são do melhor que há". "São capazes de operar verdadeiros milagres", acrescentou.

Para o governante, o desafio da produtividade só será vencido pela capacidade "dos gestores de levarem as suas empresas a entrar em cadeias de valor acrescentado maior", constatou.

 

Os trabalhadores portugueses quando bem liderados são do melhor que há.
 
António Pires de Lima
Ministro da Economia

Pires de Lima disse ainda que no seu entender "as pessoas não são um custo". "São um valor, e o valor é tanto maior quanto maior a capacidade dos empresários", rematou.

 

O ministro da Economia deu ainda o exemplo dos engenheiros portugueses da Autoeuropa que estão a trabalhar deslocalizados na Volkswagen na Alemanha para elogiar a singularidade do trabalhador português.

 

"Tive a oportunidade de verificar numa visita à Volkswagen que os engenheiros portugueses aprenderam a falar alemão em dois ou três meses". Esta situação levou o ministro a colocar uma questão: "Digam-me que outro povo tem essa capacidade de aprender tão rápido? De falar tantos idiomas?" 

Ver comentários
Saber mais CEO Fórum 2014 António Pires de Lima IBM Autoeuropa Volkswagen Alemanha
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio