Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Pedro Uriarte abandona CA da Telefónica

Pedro Uriarte, antigo presidente executivo do BBVA, pediu a demissão do cargo de administrador da Telefónica, na sequência das investigações de que está a ser alvo, por suspeita de operações ilícitas, adiantou a operadora.

11 de Abril de 2002 às 14:06
  • ...
Pedro Uriarte, antigo presidente executivo (CEO) do Banco Bilbao Vizcaya Argentaria (BBVA), pediu a demissão do cargo de administrador da Telefónica, na sequência das investigações de que está a ser alvo, por suspeita de operações ilícitas, adiantou hoje o presidente da operadora espanhola, Cesar Alierta.

Uriarte, que foi CEO do BBVA até Dezembro último, e outros 15 antigos responsáveis do banco estão a ser investigados pelo banco central do país vizinho, por alegadamente estarem relacionados com operações ilícitas efectuadas através de «off-shores».

Em causa estão 225 milhões de euros que terão sido colocados em contas secretas do BBVA no Liechtenstein e na ilha de Jersey, bem como a existência de fundos de pensões secretos para os directores da instituição.

Os analistas acreditam que o BBVA irá substituir os seus representantes nos conselhos de administração de sociedades participadas, caso estes estejam envolvidos nas investigações, à semelhança de Uriarte.

A Telefónica seguia a descer 1,38% para os 12,11 euros, enquanto o BBVA recuava 1,36% para os 13,01 euros.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio