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Optimus renasce ao fim de dez anos de mercado

Dez anos depois de se ter apresentado ao mercado como terceiro operador de telemóveis, a marca da Sonaecom renasce. Trata-se de um 'rebranding' que pretende reposicionar a Optimus como uma marca que coloca o consumidor no centro da acção. Concebido pela

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Dez anos depois de se ter apresentado ao mercado como terceiro operador de telemóveis, a marca da Sonaecom renasce. Trata-se de um "rebranding" que pretende reposicionar a Optimus como uma marca que coloca o consumidor no centro da acção.

Concebido pela Euro RSCG, a operadora passa ter um logótipo que se chama "magma" deixando para a história o "boomerang".

"Moldável aos desejos dos consumidores e adaptada às circunstâncias do mercado", resume, ao Jornal de Negócios, Ana Paula Marques, directora de marketing da Optimus.

A cor passa a ser mais forte. Um laranja ainda mais assumido, apesar de a intenção de passar a ser Orange - marca da accionista France Telecom para o mercado móvel - ser completamente afastada pela responsável. "A Optimus passou a ser laranja antes de a France Telecom comprar a Orange", explica.

Seguindo a tendência do mercado, o "lettering" muda para minúsculas. Já a assinatura deixa o "Experimenta" e passa a uma interrogação: "De que é que precisas?". "Uma interpelação ao consumidor que remete para ideia de serviço", explica.

A grande acção do ano

A nova identidade corporativa da Optimus motiva uma acção publicitária para a comunicar. Hoje, será o dia de arranque de uma campanha multimeios que inclui televisão, rádio, imprensa, Internet, mupis e decoração de lojas. Os valores de investimento em publicidade não foram divulgados, mas a responsável pelo "marketing" da operadora revela que será a "grande acção da marca em 2008".

Mas a marca renascida não vai estar só nos meios tradicionais. As ruas da Grande Lisboa e do Grande Porto acordaram hoje em tons de laranja. Um leque de acções de "marketing" relacional - da responsabilidade da agência Torke - como bolas gigantes laranja em plenos rios Tejo e Douro, máquinas a deitar bolas de sabão laranja de edifícios centrais, promotores a circularem pelas cidades com bolas gigantes insufláveis laranja, balões de magma presos nos carros ou projecções nocturnas em locais estratégicos.

Com um "rebranding" que se pretende marcante, a operadora da Sonaecom vai começar um ano com forte presença nos meios. Mais uma vez sem adiantar valores, Ana Paula Marques admite que este será um ano com um orçamento maior para o "marketing" e publicidade. "A postura, este ano, será mais agressiva e o nosso orçamento será maior do que o do ano passado".

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