Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

OPA à PT de gigante europeu é pouco provável

A ESN, rede de bancos de investimento europeus no qual está integrado o CaixaBI, analisou os potenciais movimentos de consolidação, envolvendo operadores incumbentes da Europa, e concluiu que uma oferta sobre a Portugal Telecom é "pouco provável". As fusõ

06 de Dezembro de 2007 às 12:43
  • ...

A ESN, rede de bancos de investimento europeus no qual está integrado o CaixaBI, analisou os potenciais movimentos de consolidação, envolvendo operadores incumbentes da Europa, e concluiu que uma oferta sobre a Portugal Telecom é "pouco provável". As fusões e aquisições envolvendo a empresa portuguesa devem passar por África e pelo Brasil.

No estudo hoje divulgado, a ESN divide as operadoras de telecomunicações europeias entre os potenciais alvos de OPA e as que estarão do lado das compras.

A PT está entre os alvos de OPA e nas adquirentes figuram apenas quatro companhias: Deutsche Telekom, France Telecom, Telefónica e Vodafone.

Uma oferta pública de aquisição destes quatro compradores é vista como "pouco provável" pela ESN. Para a rede de bancos de investimento, uma OPA da Deutsche Telekom não tem sinergias óbvias, enquanto a operadora francesa já está presente em Portugal através da Sonaecom.

Uma OPA da Telefónica sobre a PT também é vista como improvável, uma vez que há "forte oposição política em Portugal" a este negócio e a operadora espanhola "só deverá estar interessada na Vivo".

Quanto a uma oferta da Vodafone, "levantaria problemas de concorrência" num mercado onde só existem três operadores móveis. A TMN da PT é líder em Portugal e a Vodafone é a segunda maior.

Nesta análise, a ESN identificou como "possíveis" vários negócios: a aquisição da Belgacom por parte da Deutsche Telekom, France Telecom ou da Vodafone; a compra da British Telecom pela Deutsche Telekom ou da Vodafone; a aquisição da KPN por parte da Vodafone e a compra da TeliaSonera também por parte da companhia inglesa.

África e Brasil

Além da consolidação entre empresas europeias, a ESN analisou também as possíveis aquisições nos mercados africanos e da América Latina, sendo que neste âmbito a Portugal Telecom já deverá ter uma presença activa.

No Brasil a ESN atribui uma elevada probabilidade a todos os cenários que envolvem a Vivo. São eles a PT sair da Vivo, a PT reforçar na Vivo comprando a posição da Telefónica ou a empresa portuguesa investir na compra da Telemar/Brasil Telecom.

Em África a ESN acha provável a PT comprar operadoras subsaarianas.  

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio