Notícia
O Feliz “metaliza” centro comercial angolano Xyami Kilamba
A metalomecânica bracarense O Feliz, que factura 36 milhões de euros, participa na construção do futuro centro comercial Xyami Kilamba, em Angola, uma empreitada que deverá gerar receitas de 2,5 milhões de euros.
Em Angola, onde detém uma unidade industrial, O Feliz ganhou a adjudicação, em regime de subempreitada, do fabrico e montagem da estrutura metálica do futuro centro comercial Xyami Kilamba, na região angolana de Kilamba, que deverá gerar uma facturação de cerca de 2,5 milhões de euros para a metalomecânica bracarense.
"Trata-se de um projecto de grande dimensão e complexidade ao nível logístico dado a elevada quantidade de materiais transportados. Foram necessários contentores de 12 metros e a quantidade de material excedeu a centena de contentores que atingiu os 6.700 metros cúbicos. Sem dúvida um desafio, mas estamos preparados para responder a qualquer projecto, em qualquer parte do mundo", garante António Feliz, presidente do grupo, em comunicado.
A subempreitada inclui fabrico e montagem de cerca de 900 toneladas de estrutura metálica, em construção soldada, composta por perfis laminados, chapas laminadas e perfis reconstruído soldados, montada sobre estrutura de betão armado, por meio de ligações aparafusadas.
A estrutura fornecida contempla todas as coberturas do "shopping", as coberturas das zonas de cargas e descargas e zonas técnicas, a estrutura de suporte das caixilharias nas entradas acessíveis ao público, as bancadas dos cinemas e o totem publicitário.
"O facto de o grupo O Feliz ter uma unidade de produção em Angola, com elevada capacidade instalada e recursos humanos altamente qualificados, facilitou a nossa rápida resposta em termos de solução global, numa altura em que Angola está numa fase de expansão no sector do ‘retail’", realça o empresário.
O Feliz Metalomecânica é uma empresa especializada em construção metálica, perfilagem de chapa, corte e quinagem de chapa, fabrico de colunas de iluminação e torres de comunicação, serralharia em aço inox, alumínio e corte a laser.
Fundada em 1945 como uma fábrica especializada no negócio de balanças, O Feliz emprega cerca de 400 trabalhadores e facturou 34 milhões de euros em 2015, prevendo fechar este ano com receitas de 36 milhões, com as exportações a representarem cerca de um terço do total.
Presente em Angola com uma unidade industrial e em Moçambique, Argélia e Marrocos, com delegações comerciais, O Feliz está a preparar a sua entrada em novos mercados, nomeadamente em França, Bélgica e Colômbia.