Notícia
Nascem empresas todos os dias no concelho mais exportador do Norte
Em Famalicão, o município campeão das exportações da região Norte, foram criadas 309 empresas nos primeiros nove meses deste ano, contra 110 que fecharam no mesmo período, o que dá um saldo positivo de 199.
A 2bnatur, dedicada à produção e comercialização de produtos cosméticos naturais e biológicos, é uma das 309 empresas que foram constituídas nos primeiros nove meses deste ano em Famalicão, o município campeão das exportações na região Norte e o terceiro maior a nível nacional.
"Os números referentes aos primeiros nove meses do ano confirmam que o saldo positivo é de 199 novas empresas criadas no concelho (nasceram 309 e fecharam 110), numa média de 34 por mês", realça a autarquia, em comunicado.
Com base nos dados revelados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), a Câmara de Famalicão avança que, entre Janeiro e Setembro passados, no comércio foram criadas 81 empresas e dissolvidas 29 e nas indústrias transformadoras foram geradas 39 e extintas 19.
Já no sector da construção surgiram 35 novas empresas, contra as 15 que desapareceram, e nas actividades imobiliárias foram criadas 32 e dissolvidas seis.
No ano passado, Famalicão apresentou um saldo de exportações de quase dois mil milhões de euros, dos quais perto de 800 milhões tiveram origem na actividade da produtora alemã de pneus Continental Mabor, um gigante que lidera com grande distância o tecido de cerca de quatro mil empresas deste concelho.