Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Comissão aplica multa recorde à Google de 4,34 mil milhões de euros

A multa anunciada por Bruxelas prende-se com o abuso de posição dominante do Android.

5º Lugar: Google. A gigante tecnológica paga aos seus funcionários em média 153.750 dólares por ano (135.461 euros). Dividido por 14 meses, isto corresponde a 10.982 dólares por mês (9.676 euros/mês).
Bloomberg / Reuters / Getty Images
18 de Julho de 2018 às 09:46
  • ...

A Comissão Europeia decidiu aplicar uma coima recorde à Google no valor de 4,34 mil milhões de euros, um montante que já havia sido antecipado esta manhã pela agência de notícias Bloomberg. 

O anúncio foi feito pela voz da comissária europeia da Concorrência, Margrethe Vestager, e encerra uma investigação da UE sobre os contratos da Google com fabricantes de smartphones e operadoras de telecomunicações.

 

Em causa está o facto de a Google abusar da posição dominante do Android para afastar as suas rivais daquele sistema operativo para telemóveis, alega a Comissão Europeia.

 

Há um ano, a Google tinha já sido multada em 2,4 mil milhões de euros por "abuso de posição dominante enquanto motor de busca, ao dar vantagem ilegal a si própria no serviço de comparação de compras", disse na altura Bruxelas.

A Comissão Europeia já teve várias vezes a Google como alvo, ao longo da última década, devido aos receios em torno da dominância desta gigante de Silicon Valley nos serviços de pesquisa online na Europa, onde detém cerca de 90% do mercado – isto numa altura em que os consumidores estão cada vez mais a usar os telemóveis em detrimento dos computadores de secretária.

 

Ver comentários
Saber mais Google Comissão Europeia Bruxelas Vestager Android
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio