Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Mota na corrida a três auto-estradas na Eslováquia

A Mota-Engil vai concorrer às PPP Parcerias Público-Privadas lançados pelo governo da Eslováquia no sector das auto-estradas, avançou Jorge Coelho, CEO do grupo construtor português, ao "Diário Económico", acrescentando que o valor das concessões em causa deverá atingir os quatro mil milhões de euros .

02 de Setembro de 2008 às 08:51
  • ...
A Mota-Engil vai concorrer às PPP – Parcerias Público-Privadas lançados pelo governo da Eslováquia no sector das auto-estradas, avançou Jorge Coelho, CEO do grupo construtor português, ao “Diário Económico”, acrescentando que o valor das concessões em causa “deverá atingir os quatro mil milhões de euros”.

Segundo a mesma fonte, o grupo liderado por António Mota está pré-qualificado para apresentar proposta aos concursos da primeira fase da D1, que ligará Bratislava, capital eslovaca, e Kosice (dois troços) e à R1, uma via rápida. A primeira fase da D1 comporta 56 quilómetros entre Dubná Skala e Ivachnova, no Norte da Eslováquia e deverá exigir investimentos no valor de dois mil milhões de euros. Os trabalhos de construção incluem seis túneis, um dos quais com 7,5 quilómetros, e 74 pontes com uma extensão total de 12,8 quilómetros.

Jorge Coelho esclarece que, neste caso, a apresentação da proposta final (BAFO – Best and Final Offer) está prevista para 16 de Janeiro de 2009, enquanto a adjudicação deverá ocorrer em Fevereiro. A assinatura do contrato é esperada para Março ou Abril do próximo ano.

No caso da via rápida R1, trata-se de 43 quilómetros entre Nitra e Hronský Beòadik, no sudoeste eslovaco. O investimento estimado nesta concessão ascende a cerca de mil milhões de euros. A construção desta infra-estrutura inclui dois túneis, com uma extensão de 3,1 quilómetros, e 19 pontes, com uma extensão total de 6,1 quilómetros.

A apresentação da BAFO está prevista para 14 de Novembro, com a adjudicação provável para Dezembro e a assinatura provável no início do próximo ano.

Jorge Coelho adianta que, em relação à segunda fase da auto-estrada D1, “estamos à espera da decisão da comissão de avaliação, mas com expectativas de que deveremos também ser pré-qualificados”.

Este terceiro concurso envolve a construção de 16,7 quilómetros, entre Hrièovské Podhradie e Dubná Skala, no sul da Eslováquia.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio