Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Moreira da Silva: Tarifa da água sofreria aumento de 70% sem reestruturação do sector

A tarifa da água sofreria um aumento de 70% se o sector não for reestruturado, alerta o ministro do Ambiente. Em audição no Parlamento, Jorge Moreira da Silva apontou que se o Governo não avançasse com esta reforma, um de três cenários poderia acontecer.

Bruno Simão
  • 5
  • ...

Primeiro, a falta de investimento no sector iria implicar a continuação de "perdas na distribuição em baixa de 80% em alguns municípios", enumerou o ministro na Assembleia da República esta quarta-feira, 20 de Maio.

 

Depois, seria necessário "promover aumentos de tarifas aos consumidores de 70% ou aumentos médios de 4% ao ano", alertou.

 

Por último, a alternativa seria a privatização. "Teríamos de dizer "nós não conseguimos viabilizar o sector, temos de privatizar".

 

Desta forma, para evitar um destes cenários, o ministro apontou a necessidade de avançar para a reestruturação para alcançar a "sustentabilidade económica e financeira do sector".

 

Sobre o aumento de tarifas em municípios do litoral, o ministro explicou que estas mexidas são necessárias para reduzir os custos no interior.

 

"Estamos a pedir 20 cêntimos na zona de Lisboa e 30 cêntimos na zona do Porto para que se possa descer de uma só vez os custos do interior", explicou Moreira da Silva.

Neste âmbito, o ministro elogiou "vários autarcas do PS pela coragem de apoiar" esta reforma.

Ver comentários
Saber mais Moreira da Silva água tarifa da água municípios autarquias
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio