07 de Maio de 2010 às 21:05
As obras do TGV entre Lisboa e Madrid vão arrancar em Setembro. O ministro das obras públicas diz, em entrevista à RTP, que não tinha sentido nenhum voltar atrás na assinatura do contrato de projecto do troço Poceirão-Caia, previsto para amanhã. Veja o vídeo.
Estas declarações surgem apesar de hoje o primeiro-ministro ter afirmado que o Governo está disponível para analisar as obras onde não há ainda adjudicações e de o ministro da economia ter considerado "normal" adiar investimentos.
Na entrevista à RTP, António Mendonça salienta que este ano não há encargos para o Estado com este troço, sendo que estes totalizam 65 milhões de euros em 2011, 53 milhões de euros em 2012 e nada em 2013.
Recusou que a assinatura do contrato, prevista para amanhã, seja uma afronta ao Presidente da República, que na segunda-feira recebe vários ex-ministros das Finanças que são contra as obras públicas.
“A assinatura deste contrato talvez seja até uma peça menor em todo o projecto que está associado a esta ligação entre Lisboa e Madrid e não tinha sentido nenhum voltar atrás num projecto que é estruturante para o país”, afirmou
Afirmou que as obras deverão arrancar em Setembro e que em 2013 esteja a circular comboios na linha TGV entre Lisboa e Madrid.
Reiterou também que até ao Verão ficará definido o modelo em que o aeroporto será construído.