Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Mercado móvel cresce 6,8% e taxa de penetração atinge os 115,7%

No final de Dezembro de 2006 existiam em Portugal 12,2 milhões de assinantes do serviço telefónico móvel, mais 2,5% do que no final de Setembro e mais 6,8% do que no final de 2005, revelou hoje a Anacom, organismo regulador das comunicações.

21 de Março de 2007 às 12:38
  • ...

No final de Dezembro de 2006 existiam em Portugal 12,2 milhões de assinantes do serviço telefónico móvel, mais 2,5% do que no final de Setembro e mais 6,8% do que no final de 2005, revelou hoje a Anacom, organismo regulador das comunicações.

Apesar dos cartões pré-pagos representarem 80% do total de assinantes, "foram os planos de assinatura que mais contribuíram para o crescimento" do mercado móvel durante o último ano, refere o regulador.

A taxa de penetração móvel atingiu assim os 115,7% em Portugal, valor que justifica por "existirem utilizadores que dispõem de mais do que um cartão de acesso ao serviço, a existência de cartões activos para utilização exclusiva de serviços de dados e acesso à Internet, o facto de existirem cartões activos afectos a máquinas, equipamentos e viaturas (terminais de pagamento automático com recurso à rede móvel, equipamentos de alarme, segurança, telemetria e telemática, etc?), além de existirem cartões afectos a empresas" explica a Anacom.

Além do crescimento do número de assinantes, no quarto trimestre do último ano também se assistiu a um crescimento de todos os indicadores de tráfego, à excepção das chamadas internacionais, que diminuíram face ao terceiro trimestre de 2006, apesar de, em termos homólogos, terem crescido. Entre Outubro e Dezembro realizaram-se mais de 1,7 mil milhões de chamadas móveis, mais 5,2% do que no último trimestre de 2005. Em termos de chamadas recebidas, estas também ultrapassaram as 1,7 mil milhões, mais 4,6% que no período homólogo.

As mensagens escritas enviadas superaram as 3,3 mil milhões nos últimos três meses de 2006, quase o dobro do registado no último trimestre de 2005. O número médio de mensagens enviadas por assinante foi, neste período, de 93.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio