Notícia
Maserati passa da Ferrari para a Fiat
A Fiat anunciou ontem que a Maserati, até agora propriedade da Ferrari, será transferida para a Fiat Auto o mais rapidamente possível.
Esta mudança irá implicar uma estreita cooperação entre a Alfa Romeo e a Maserati a nível técnico e comercial, e
A Fiat anunciou ontem que a Maserati, até agora propriedade da Ferrari, será transferida para a Fiat Auto o mais rapidamente possível.
Esta mudança irá implicar uma estreita cooperação entre a Alfa Romeo e a Maserati a nível técnico e comercial, em particular nos mais importantes mercados internacionais.
A Maserati continuará, no entanto, a cooperação com a Ferrari – em especial em termos industriais, técnicos, de motores e de rede de vendas – uma vez que tal aliança tem ajudado a revitalizar a marca.
De acordo com Luca Cordero di Montezemolo, presidente da Fiat e da Ferrari, «este é um importante passo em frente, tanto para a Maserati, como para a Alfa Romeo. As sinergias entre as duas marcas irão comportar benefícios para ambas e permitir-nos-ão fortalecer a nossa oferta no mercado dos carros desportivos».
«A Maserati encontra-se num ponto significativo do seu desenvolvimento. Em 2004 registou um substancial crescimento nas vendas que atingiram as 4.600 unidades e obteve um enorme sucesso internacional com o seu modelo Quattroporte», disse a mesma fonte.
Por sua vez, Sergio Marchionne, administrador-delegado da Fiat, afirmou que «esta alteração é essencial para o futuro desenvolvimento da Alfa Romeo». «Pensamos que, para o relançamento da Fiat Auto, precisamos de dedicar uma grande atenção à distinção entre as nossas marcas. A colaboração técnica e comercial entre a Maserati e a Alfa Romeo irá trazer a esta o necessário ímpeto para se afirmar como uma forte concorrente nos segmentos onde está presente e para expandir a sua presença nos mercados internacionais, tal como sucedeu com a Maserati».
Em Portugal, foram vendidas o ano passado 12 unidades Maserati, mais três que no ano de 2003.