Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Mangala era do BES

O jogador francês vendido pelo FC Porto ao Manchester City estava dado como garantia a um empréstimo de 30 milhões de euros do BES à SAD portista, que tinha de ser liquidado até Julho. Venda rendeu 30,5 milhões.

Manuel Araújo/Cofina
12 de Agosto de 2014 às 14:01
  • 100
  • ...

A sociedade anónima desportiva (SAD) do Futebol Clube do Porto (FCP) comunicou esta segunda-feira, 11 de Agosto, que recebeu 30,5 milhões de euros pela venda de 56,67% dos direitos económicos que detinha do jogador Mangala, defesa central internacional francês.

 

Mas nas contas do terceiro trimestre do exercício 2013/2014 - entre Janeiro e Março -, a SAD portista divulgou que os "passes" dos jogadores Mangala e Jackson Martinez estavam dados como garantia/colateral a um empréstimo de 30 milhões de euros do Banco Espírito Santo, cujo reembolso estava dividido em duas tranches: 23 milhões de euros em Julho deste ano e os restantes sete milhões em Outubro próximo. 

 

No mesmo documento, sobre esta garantia/colateral, a SAD portista esclarece que "caso a empresa aliene, ceda ou transfira a propriedade dos direitos económicos dos passes dos jogadores Mangala e Jackson Martinez que detinha à data de abertura do financiamento antes do término da maturidade do mesmo, está obrigada a liquidá-lo imediata e antecipadamente". 

 

Isto significa que se a SAD do FCP não tiver encontrado um parceiro para substituir o crédito do BES e, com esse financiamento, liquidado o empréstimo de 30 milhões até ao momento em que assegurou a venda de Mangala (segunda-feira, 11 de Agosto), o proveito da venda foi usado para pagar ao Novo Banco, que assumiu todos os créditos que o BES detinha com os seus clientes, antes da intervenção do Banco de Portugal no último dia 3 de Agosto. 

 

Fonte oficial da SAD portista, questionado sobre se o destino do encaixe realizado com a venda do central francês foi o reembolso do empréstimo do BES, não respondeu em tempo útil. 

 

Refira-se que a imprensa desportiva britânica tem assumido que o custo total de Mangala para o Manchester City terá sido de 40 milhões de euros.

Ver comentários
Saber mais BES FC Porto Novo Banco futebol SAD
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio