Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Maior central fotovoltaica do mundo inaugurada hoje em Serpa

Manuel Pinho vai hoje a Serpa presidir à cerimónia de inauguração da Central Fotovoltaica de Energia Solar de Serpa, que com os seus 52 mil painéis fotovoltaicos terá uma potência total de 11 megawatts (MW). Esta central ostentará o título de “maior do mu

28 de Março de 2007 às 08:52
  • ...

Manuel Pinho vai hoje a Serpa presidir à cerimónia de inauguração da Central Fotovoltaica de Energia Solar de Serpa, que com os seus 52 mil painéis fotovoltaicos terá uma potência total de 11 megawatts (MW). Esta central ostentará o título de "maior do mundo" até ao lançamento da central de Moura, com 62 MW.

A meta do Governo para as centrais fotovoltaicas até 2010 é de 150 MW de potência instalada e, contando com estas duas centrais referidas, já foram instalados 93 MW.

A Central de Serpa foi construída pela General Electric, PowerLight e Catavendo, terá uma capacidade para responder às necessidades de consumo de oito mil pessoas. Localizada numa área de 60 hectares, dos quais 32 estão cobertos pelos 52 mil painéis, esta central custou 61 milhões de euros e permitirá produzir energia "limpa" nos próximos 15 anos.

Os painéis fotovoltaicos são compostos por várias células ligadas entre si fabricadas em materiais semicondutores. Cada célula é composto por uma camada positiva e outra negativa, criando assim um campo electromagnético. Os átomos que constituem as células, ao serem incididos pelos fotões, libertam electrões, devido à energia que os fotões transportam. Esses electrões produzem uma corrente eléctrica que pode ser aproveitada.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio