Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Lucros da Luz Saúde aumentam 21,5% no primeiro semestre

A empresa controlada pela Fidelidade reportou lucros de 10,6 milhões de euros nos primeiros seis meses deste ano e rendimentos operacionais consolidados de 212,8 milhões de euros.

Miguel Baltazar/Negócios
30 de Julho de 2015 às 19:21
  • 3
  • ...

A Luz Saúde – antiga Espírito Santo Saúde – registou lucros de 10,6 milhões de euros no primeiro semestre de 2015, uma subida de 21,5% face aos 8,7 milhões do período homólogo do ano passado.

 

Quanto aos rendimentos operacionais consolidados, aumentaram em 5,8% face ao primeiro semestre de 2014, para 212,8 milhões de euros (6,5% de crescimento no segmento privado e 2,9% no segmento público), refere a Luz Saúde em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.

 

Este aumento foi impulsionado pelo crescimento da actividade do segmento de cuidados de saúde privados (+6,5%) e do Hospital Beatriz Ângelo no segmento de cuidados de saúde públicos (crescimento de 2,9%), acrescenta.

 

A empresa – que a chinesa Fosun, através da Fidelidade, controla a 96% – sublinha, no documento de apresentação das contas, que nos primeiros seis meses deste ano "manteve a sua trajectória de crescimento, quer a nível do segmento de cuidados de saúde privados quer do segmento de cuidados de saúde públicos".

 

O EBITDA (resultado antes de juros, impostos, depreciação e amortização) consolidado ascendeu a 31,1 milhões de euros, contra 28,3 milhões entre Janeiro e Junho de 2014. Já a margem EBITDA a ser de 14,6%, face a 14,1% no período homólogo de 2014.

 

Este desempenho, segundo a empresa liderada por Isabel Vaz (na foto), reflecte a melhoria de margem EBITDA no segmento privado face ao período homólogo. Adicionalmente, verificou-se uma redução da margem EBITDA no segmento público, consequência do ajustamento realizado na metodologia de contabilização utilizada nos rendimentos operacionais.

 

A empresa gestora de hospitais refere ainda que "continua a diligenciar pela obtenção de uma decisão do Estado relativamente ao reconhecimento do direito do Hospital Beatriz Ângelo ao financiamento das prestações de saúde adicionais realizadas em regime de ambulatório aos doentes VIH/SIDA, no âmbito de procedimento iniciado para o efeito em Fevereiro de 2014". "Este direito é reconhecido aos hospitais do SNS tendo sido também aplicado à Parceria Público-Privada do Hospital de Braga desde 2013, após visto do Tribunal de Contas", acrescenta.

 

Por outro lado, no final dos primeiros seis meses de 2015, a dívida líquida consolidada da Luz Saúde totalizava 187 milhões de euros, representando uma redução de 19 milhões face ao valor de final de ano de 2014, "sobretudo devido à geração de fluxos de caixa operacionais das diversas unidades do grupo, combinada com uma melhoria dos níveis de fundo de maneio".

 

A Luz Saúde não negoceia desde segunda-feira, sessão em que fechou a subir mais de 7% para 4,249 euros. 

Ver comentários
Saber mais Luz Saúde Espírito Santo Saúde Hospital Beatriz Ângelo Fosun Isabel Vaz SNS Hospital de Braga Comissão do Mercado de Valores Mobiliários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio