Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Lucros da banca espanhola baixaram 9,8% em 2009

Os bancos que operam em Espanha obtiveram um lucro de 14,943 mil milhões de euros em 2009, o que representa uma queda de 9,8%.

25 de Março de 2010 às 19:45
  • 2
  • ...
Os bancos que operam em Espanha obtiveram um lucro de 14,943 mil milhões de euros em 2009, o que representa uma queda de 9,8%.

No início do ano passado, o peso do crédito mal parado era de 2,41% e no mês de Dezembro subiu para os 4,07%, o que obrigou os bancos a efectuarem provisões de 24,241 mil milhões de euros para cobrir as perdas dos activos.

Os lucros do bancos Santander e BBVA representaram a grande fatia (88%) dos resultados da banca espanhola durante o ano passado, tendo auferido só os dois 13,152 mil milhões, de acordo com o “El Pais”.

Em contrapartida, doze bancos fecharam o ano com perdas, o que representa 8% do total do sector da banca. Entre eles encontram-se o Cetelem, UBS, Halifax España, Bankpyme, Banco Caja Madrid-Mapfre, Grupo Citi España e Barclays, que já têm as perdas consolidadas. Por outro lado, há bancos que ainda não têm os resultados consolidados e as perdas podem ser assumidas pelo grupo a que pertencem, como é o caso do Self Trade bank, Aresbank, Fianzia, Uno-e Bank e General Electric Capital Bank.

O balanço anual do sector foi apresentado por Miguel Martín durante a Assembleia Geral da Associação Espanhola da Banca. Martín afirmou que não espera que algum banco “importante” apresente perdas durante este ano.

Martín destacou que a rentabilidade do sector espanhol situa-se nos 12%, à frente do resto da União Europeia.

No que diz respeito ao crédito, espera-se que desça mais do que no resto da Europa e alertou que o “futuro é delicado”. A explicação está no endividamento das empresas e das famílias espanholas que é superior aos restantes países da União Europeia, assim como a queda da economia do país.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio