Notícia
Leitores de DVD vão superar computadores pessoais em 2010
O estudo revelado hoje pela Gartner, uma empresa inglesa especializada na análise de tecnologia de informação, revela que em 2010, os leitores de DVD e as «set-top boxes» vão ser os próximos sistemas de entretenimento multimédia para uso familiar, impondo
O estudo revelado hoje pela Gartner, uma empresa inglesa especializada na análise de tecnologia de informação, revela que em 2010, os leitores de DVD e as «set-top boxes» vão ser os próximos sistemas de entretenimento multimédia para uso familiar, impondo-se aos computadores pessoais.
Segundo o principal analista da Gartner, Paul O´Donovan, os leitores de DVD vão permitir «aos consumidores, ver filmes, programas de televisão e ouvir música em cada uma das divisões da casa». Esses mesmos conteúdos vão poder ser «guardados e novamente visionados em aparelhos distribuídos pela habitação, utilizando a nova tecnologia de leitores/gravadores de DVD com disco rígido».
A empresa aponta o aumento do uso generalizado da Internet de banda larga, o «download» de conteúdos de entretenimento e a necessidade de transferência de dados entre vários componentes (máquinas fotografias digitais, telemóveis 3G, «pocket pc», entre outros) como os principais motivos para o interesse dos consumidores nas redes domésticas.
O estudo da Gartner revela que os consumidores consideram os computadores pessoais um equipamento de difícil utilização, que necessita de «software» e «hardware» de gama alta para conseguir performances semelhantes às de um aparelho DVD.
A empresa aponta para o ano de 2010 o uso generalizado dos leitores de DVD como sistemas integradas em casa, porque, actualmente grande parte dos aparelhos já possui ligações sem fios («wireless») e também porque o tempo de transferência de dados entre equipamentos é mais reduzido, uma vez que os DVD utilizam sistemas de compressão de áudio e vídeo que diminuem os tamanho dos dados transmitidos.
Estes novos sistemas de multimédia, só vão estar disponíveis para venda ao público a preços de mercado acessíveis, dentro de cinco anos. Até lá, os fornecedores da tecnologia utilizada nestes sistemas, precisam de tempo para desenvolver e melhorar os componentes de conectividade entre equipamentos.