Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Lagarde insiste que BCE está pronto para apoiar liquidez na Zona Euro se necessário

Christine Lagarde voltou esta segunda-feira a insistir na mensagem: o BCE está pronto para prestar liquidez ao sistema financeiro da Zona Euro se necessário, embora salvaguardando que o setor é resiliente. E elogiou as autoridades suíças pela sua intervenção no Credit Suisse.

Reuters
20 de Março de 2023 às 16:02
  • ...
A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, insistiu nesta segunda-feira que a instituição tem um conjunto de medidas a postos para prestar liquidez ao sistema financeiro da Zona Euro assim que necessário, embora salvaguardando que o setor é resiliente.

"A caixa de medidas do BCE está totalmente equipado para providenciar apoio de liquidez ao sistema financeiro da Zona Euro se necessário", disse Christine Lagarde, nesta segunda-feira, 20 de março.

A presidente do BCE discursava no início da sua audição perante o Parlamento Europeu, insistindo, quase palavra por palavra, na mensagem que já tinha deixado na quinta-feira passada, depois da reunião do Conselho de Governadores do BCE. 

"Estamos a monitorizar os desenvolvimentos de mercado de perto e estamos prontos para responder se necessário para preservar a estabilidade de preços e a estabilidade financeira na Zona Euro", afirmou Lagarde. Ainda assim, a líder do BCE frisou que o setor financeiro da Zona Euro "é resiliente, com posições de capital e de liquidez fortes". 

Estas duas ideias - de que o BCE está pronto e que a banca europeia é forte - foi depois repetida em várias das respostas a perguntas que lhe foram feitas. 

A responsável aproveitou para elogiar a ação rápida e as decisões tomadas pelas autoridades suíças. "Estas ações foram fundamentais para restaurar as condições de mercado e garantir a estabilidade financeira", considerou. 

Recorde-se que, no domingo passado, o Presidente da Suíça, Alain Berset, anunciou que o grupo bancário suíço UBS vai comprar o Credit Suisse. 

O Credit Suisse atravessou uma semana de turbulência, tendo perdido mais de 25% do seu valor em bolsa. Na quinta-feira tornou-se no primeiro banco de grande dimensão à escala mundial a receber uma ajuda pública de emergência desde a crise financeira de 2008.


As negociações que culminaram nesta operação envolveram, além dos dois bancos, o Governo suíço e o banco central.

Ver comentários
Saber mais Conselho de Governadores do BCE Christine Lagarde Credit Suisse Zona Euro economia negócios e finanças serviços financeiros banca macroeconomia instituições económicas internacionais mercado financeiro
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio