Notícia
Lagarde insiste que BCE está pronto para apoiar liquidez na Zona Euro se necessário
Christine Lagarde voltou esta segunda-feira a insistir na mensagem: o BCE está pronto para prestar liquidez ao sistema financeiro da Zona Euro se necessário, embora salvaguardando que o setor é resiliente. E elogiou as autoridades suíças pela sua intervenção no Credit Suisse.
"A caixa de medidas do BCE está totalmente equipado para providenciar apoio de liquidez ao sistema financeiro da Zona Euro se necessário", disse Christine Lagarde, nesta segunda-feira, 20 de março.
"Estamos a monitorizar os desenvolvimentos de mercado de perto e estamos prontos para responder se necessário para preservar a estabilidade de preços e a estabilidade financeira na Zona Euro", afirmou Lagarde. Ainda assim, a líder do BCE frisou que o setor financeiro da Zona Euro "é resiliente, com posições de capital e de liquidez fortes".
Estas duas ideias - de que o BCE está pronto e que a banca europeia é forte - foi depois repetida em várias das respostas a perguntas que lhe foram feitas.
A responsável aproveitou para elogiar a ação rápida e as decisões tomadas pelas autoridades suíças. "Estas ações foram fundamentais para restaurar as condições de mercado e garantir a estabilidade financeira", considerou.
Recorde-se que, no domingo passado, o Presidente da Suíça, Alain Berset, anunciou que o grupo bancário suíço UBS vai comprar o Credit Suisse.
O Credit Suisse atravessou uma semana de turbulência, tendo perdido mais de 25% do seu valor em bolsa. Na quinta-feira tornou-se no primeiro banco de grande dimensão à escala mundial a receber uma ajuda pública de emergência desde a crise financeira de 2008.
As negociações que culminaram nesta operação envolveram, além dos dois bancos, o Governo suíço e o banco central.